quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Um gigante-pigmeu


(Fonte do mapa: http://www.geomapas.com.br/nossos-produtos/brasil-economico-313-esc.07.html)

Tendo a nona maior economia mundial (representando cerca de 3% do PIB global), o Brasil é um pigmeu no comércio internacional, tendo tido em 2016 uma quota inferior a 1% do comércio mundial.
Sendo a mais protecionista das grandes economias, com uma tarifa aplicada média de cerca de 12%, o Brasil tem uma das economias mais fechadas ao exterior, com um valor de exportações de menos de 12% do PIB, um dos mais baixas do mundo (o que compara com mais de 40% de Portugal) e com uma baixíssima participação nas "cadeias de produção globais". Além disso, as exportações do Brasil estão cada vez mais limitadas às commodities (setor primário: agronegócio e produtos minerais), caraterizadas por elevada volatilidade das cotações internacionais, com uma reduzida quota de produtos industriais, mostrando a fraca competitividade industrial do País.
Eis no que dá o protecionismo externo e a aposta exclusiva no mercado interno, que fazem as delícias das forças nacionalistas e antiglobalização à direita e à esquerda por esse mundo fora (como mostra a extrema-esquerda parlamentar entre nós).