sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Lisbon first! (4): O caso do INFARMED

A súbita transferência do INFARMED de Lisboa para o Porto - uma espécie de prémio de consolação doméstico pela inêxito da candidatura portista à agência do medicamento da UE (em que, aliás, nunca vi grande viabilidade) - desafiou a crítica de todos os partidários do atávico centralismo lisboeta, a começar pelos funcionários que não querem perder o conforto da capital.
Mas a deslocalização territorial de alguns dos numerosos institutos e agências do Estado sediados em Lisboa deveria estar na agenda de todo o Governos apostado em combater a profunda assimetria na repartição territorial dos serviços do Estado entre nós. No entanto, em vez de soluções ad hoc e reativas, como esta, deveria haver um plano ponderado de transferência de outras instituições públicas, atenuando o quase monopólio da capital. Umas transferências avulsas só para o Porto (que já aloja alguns serviços centrais do Estado) não são a solução adequada. Há mais País!
Por mim, não sei porquê, entre as instituições elegíveis para saírem de Lisboa ocorrem-me sempre o Tribunal Constitucional e o Instituto da Vinha e do Vinho!