terça-feira, 29 de setembro de 2009

O mal e a caramunha

Decididamente, o desatino tomou conta o Palácio de Belém. A comunicação de Cavaco Silva há-de ficar nos anais do nonsense político entre nós.
Lembremos os factos. Em Agosto, o Público relata que uma fonte da Presidência da República informa que Belém suspeita de estar a ser "vigiada" pelo Governo. A história é logo transformada num caso de "escutas" a Belém. Cavaco Silva não desmente nem esclarece a acusação, dando a entender que concorda com a grave alegação.
O PSD e explora longamente essa estória contra o Governo e o PS, construindo a teoria da "asfixia democrática", com largo apoio da comunicação social. Cavaco Silva nem se demarca nem se distancia, deixando que a questão renda politicamente ao PSD.
Em Setembro o Diário de Notícias publica um email entre jornalistas do Público -- cuja genuinidade não foi posta em causa --, onde se relata que a fonte da tal noticia era um conhecido assessor de Belém, e que este terá dito que estava a actuar a pedido do Presidente. Nem o dito assessor nem Cavaco Silva desmentiram nem esclareceram os factos relatados no email, apesar do clamor geral nesse sentido.
É evidente que pelo seu silêncio ruidoso, Cavaco Silva deixou que uma história inventada em Belém fosse aproveitada politicamente pelo PSD. Vir agora acusar o PS de ter tentado "arrastá-lo para a luta política" é o cúmulo da hipocrisia e do farisaísmo.
Algo não está bem com o Presidente da República.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Antologia do anedotário político.

«Foi o PSD que retirou a maioria absoluta ao PS.»
(Filipe de Boton, empresário da área do PSD, ao Diário Económico)

Derrotados

PSD
É o grande derrotado, falhando rotundamente o seu desafio ao PS. Repetiu o humilhante resultado de há quatro anos, desta vez sedm Santana Lopes, mas com a mesma incapacidade.

Manuela Ferreira Leite
O rosto da derrota do PSD é a sua presidente, que não foi capaz de apresentar uma alternativa politica credível, limitando-se a competir com as demais oposições na exploração do voto de protesto e de ressentimento contra o PS.
Com ela são derrotados os seus estrategas, com Pacheco Pereira à cabeça.

Cavaco Silva
Não se dispensou de uma óbvia manifestação de favorecimento do PSD, deixando explorar contra o Governo a cabala da espionagem governamental sobre Belém. A derrota de Ferreira Leite também o salpica. Não havia necessidade de hipotecar desta maneira a autoridade política e moral do Presidente da República.

Comunicação social
Quase sem excepção alinhou numa atitude de desgaste e flagelação do Governo do PS, e em espacial de Sócrates, contra o qual moveu sistemáticas campanhas de assassínio de carácter, a par do branqueamento das evidentes fragilidades da líder do PSD. A derrota desta é também a derrota da TVI e da SIC, do Sol e do Semanário, do Correio da Manhã e do Público, e tutti quanti.

PCP
Quase não tirou nenhum benefício da diminuição eleitoral do PS, tendo ficado em último lugar nestas eleições, ultrapassado pelo CDS-PP e pelo Bloco de Esquerda. Perdeu o "campeonato dos pequenos" e perdeu o "campeonato da esquerda de protesto".

Decepção relativa

O BE foi uma decepção relativa. Subiu muito e foi o principal beneficiário da erosão eleitoral do PS à esquerda, mas falhou objectivos essenciais. Não atingiu os dois dígitos, ficou abaixo do CDS-PP e não faz maioria com o PS, o que lhe retira margem de negociação parlamentar.
E sobretudo não pôde festejar a derrota do PS, verdadeiro objectivo mal disfarçado de muitos bloquistas...

Vencedores

PS
Desde Junho, com a derrota nas eleições europeias, até há pouco tempo, ninguém ousaria dar por segura uma vitória eleitoral do PS, ainda por cima com uma margem tão expressiva como a que conseguiu. Um feito!

Sócrates
O triunfo do PS é sobretudo a vitória pessoal do seu secretário-geral, que resistiu estoicamente à fronda da oposição contra si, incluindo as tentativas de assassínio de carácter, uniu o partido, resgatou o notável desempenho do seu governo e não abandonou o seu projecto de modernização e de progresso do País.
A comunicação social e os partidos de oposição transformaram estas eleições num plebiscito pessoal de Sócrates. Ele venceu.

CDS/PP
Terceiro partido mais votado, ultrapassando o BE e o PCP, com uma notável subida em relação às eleições anteriores, foi capaz de tirar ao PSD o benefício da erosão do PS no eleitorado do centro-direita. Uma campanha inteligente e civilizada, contrastando com o desnorte e o radicalismo do PSD.

sábado, 26 de setembro de 2009

Brasil

Mais uma vista ao Brasil em tarefas académicas. Cada vez mais é evidente o progresso económico e social por que passa o Brasil, que nem a recessão global aprece afectar. Não fora o impoedimento constitucional, Lula da Silva teria a sua reeleição assegurada na Presidência da República.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Vacina

A campanha eleitoral do BE não passou de uma obsessiva cruzada contra o PS, que assumiu traços verdadeiramente inauditos na fase final.
Para os que, como eu, desde há muito denunciamos o fanatismo anti-PS da esquerda neocomunista, nenhuma surpresa. Mas para os que no PS admitiam um namoro politico com BE para efeitos de aliança de Governo, o radicalismo odiento do BE só pode ter funcionado como vacina.
Há males que vêm por bem.

Enquadrados....

"Quadratura do Círculo" na SIC-NOTICIAS esta noite:
- Enternecedor, António Costa. A defender a honra (perdida?) do PR Cavaco Silva.
- Iluminador, Pacheco Pereira. A assumir o erro de ter subestimado a capacidade manobradora do PS. E a assumir-se como o estratega do PSD-MFL.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Variações sobre o BE

1.
Numa crónica sobre as eleições portuguesas, o Financial Times de ontem dizia que, se o PSD saísse vencedor, «ficaria a devê-lo em grande parte à esquerda radical», ou seja, ao Bloco de Esquerda.
Elementar. Como é evidente, uma elevada votação no Bloco só pode favorecer a direita, à custa do PS.

2.
Tornou-se crescentemente mais evidente nos últimos dias que o principal alvo dos ataques bloquistas é o PS, esquecendo praticamente o PSD.
Confere. Ambos têm o mesmíssimo objectivo principal: derrotar o PS.
Cabe aos eleitores indecisos entre o PS e o BE dizerem se preferem uma vitória socialista ou o triunfo da direita...

3.
Ninguém duvida que, caso o PSD ganhasse as eleições (do que parece estamos livres), as celebrações seriam tão esfuziantes na sede do BE como na sede laranja.
Afinidades electivas…

Cenários eleitorais

Estou absolutamente convencido de que, se o PS vencer as eleições, como tudo indica, formará um governo monopartidário, sem coligações à direita nem à esquerda, mesmo que não obtenha maioria absoluta (como infelizmente parece provável). Aliás, é essa a solução que tenho defendido desde sempre, por não existirem condições para alianças de governo com um mínimo de consistência.
Porém, uma coisa é ganhar "à justa", com menos deputados do que os do PSD e CDS somados, outra coisa é ganhar com uma folga suficiente para superar a representação parlamentar combinada dos dois partidos da direita. No primeiro caso, o PS pode ser sempre derrotado no parlamento pela direita, salvo se conseguir o apoio do PCP ou do BE, o que não é fácil. No segundo caso, só será derrotado se houver uma convergência de voto entre a oposição de direita e de esquerda, o que, não estando excluído (como se mostrou nestes quatro anos), será contudo menos frequente.
Daí a importância da dimensão da vitória.

Evasão fiscal

Os números ontem divulgados sobre a distribuição estatística da imposição fiscal mostram a demagogia associada à ideia de aliviar a carga fiscal das PME, como defendem vários partidos. Na verdade, para além de o IRC ter hoje um escalão inicial de apenas 12,5%, ainda assim a grande maioria das empresas, em especial as PME, consegue não pagar nenhum imposto. No sector da hotelaria e da restauração apenas um em cada quatro estabelecimentos paga IRC.
Alguém pode acreditar que isto tem alguma correspondência com a realidade? È evidente a maciça evasão fiscal, que aliás deve estender-se ao IVA e ao próprio IRS dos empresários.
E ainda há quem demagogicamente proponha a extinção do "pagamento especial por conta" do IRC (em relação a todas as empresas, e não só as PME), que é o único meio de muitas empresas pagarem algum imposto. É patente a irresponsabilidade fiscal do PSD e da restante oposição.

Novilíngua

A líder do PSD jurou que não fazia comícios. Mas anda a fazê-los (embora bem fraquinhos, como toda a campanha do PSD), designando-os porém de "sessões de esclarecimento", o que é uma coisa bem diferente.
Não será de estranhar que quando também decida mudar de opinião acerca do TGV, lhe passe a chamar CAV ("comboio de lata velocidade"), para dizer que não é a mesma coisa, e que quando passar a concordar com as autoestradas, lhes passe a chamar "autovias"...
Impagável esta campanha do PSD.

Demagogia

Na orgia demagógica que é a campanha do PSD, Manuela Ferreira Leite continua a cruzada contra os investimentos em infraestruturas, advogando em substituição deles os "investimentos de proximidade".
Ora, a maior parte dos investimentos de âmbito local são naturalmente da competência dos municípios e não do Estado, pelo que não são chamados para o debate político nas eleições parlamentares. E aqueles investimentos que continuam a se da competência do Estado, nenhum governo cuidou tanto deles como o actual (estradas, escolas, centros de formação profissional, equipamentos sociais, lojas do cidadão, etc.).
Decididamente, o PSD de Ferreira Leite não acerta uma!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Lima só "planta" por encomenda

Na SIC-NOTICIAS decorre um debate, moderado por Ana Lourenço, onde, a pretexto da demissão do Lima pelo PR, se deriva em todas as direcções.
Patética a nervoseira de Nuno Rogeiro a tentar salvar a honra do PR Cavaco e do PSD!
De reter apenas o que afirmou Francisco Sarsfield Cabral, sublinhando que trabalhara com Cavaco e Lima e, portanto, conhecia bem ambos: jamais Lima teria plantado a noticia das escutas no PÚBLICO sem instruções de Cavaco.
Eu, felizmente, nunca trabalhei com nenhum deles, embora tenha sido variadas vezes alvo da habilidade plantífera do Lima (a mando de outro seu patrão PSD, o MNE Martins da Cruz -também alcunhado de "Da Cunha). E por isso tendo a concorrer com Sarsfield Cabral: Lima não se atreveria nunca a plantar nada sem instruções do patrão.
Quem o mandou desta vez? alguém na central do PSD ou o próprio PR Cavaco?
Quando é que o PR Cavaco se explica?
Demitir o Lima não basta.
Demitir o Lima só exacerba a necessidade de que o PR explique, de que o PR se explique.
E rapidamente, sem esperar pelas eleições.
Continuemos a arfar sobre o Presidente, fazendo jus à "asfixia democrática" que tanto sufoca o PSD da Dra. MFL...

A derrota

A desmontagem da "conspiração de Belém" contra Sócrates e o PS não é somente uma enorme derrota política de Cavaco Silva (e por extensão do PSD, que tinha cavalgado desavergonhadamente a inventona em seu proveito).
É também uma estrondosa derrota moral, manchando indelevelmente a lisura da conduta do Presidente da República. Embora tendo afastado a face visível da maquinação política, a manutenção do seu silêncio sobre o caso, sem esclarecer as suas próprias responsabilidades pessoais, só agrava a embaraçosa situação do inquilino de Belém.
Cavaco Silva está no pelourinho do julgamento público. Só pode queixar-se de si mesmo.

Antologia do anedotário político

"Louçã fala em «maioria [do BE] para governar»."

Obscenidade

"Rangel aponta «condicionamento de liberdade de expressão»".
É preciso não ter o mínimo de escrúpulos políticos! Simplesmente obsceno.
Quando justamente é desmontada a operação de manipulação da comunicação social e da opinião pública, maquinada a partir de Belém, que durante uma mês foi desenvergonhadamente explorada pelo PSD contra o PS, eis que o beneficiário desse condicionamento da comunicação social ainda vem dizer que há "condicionamento da liberdade de expressão".
Há sem dúvida, mas da responsabilidade e em benefício do PSD!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A conspiração

Com comprometedora demora, o Presidente da República acabou por sacrificar a face visível da conspiração montada em Belém para manipular a comunicação social e a opinião pública contra o Governo e o Partido Socialista.
Resta, porém, saber por que é que Cavaco Silva demorou mais de um mês desde as manchetes do "Público" de Agosto para tirar as ilações óbvias, deixando que o PSD explorasse vergonhosamente em seu proveito a cavilosa conspiração, tal como era aliás o objectivo desta, não se inibindo de lançar ele mesmo declarações que só potenciavam o efeito da maquinação, em vez de, como era seu dever, desmentir a invencionice da "vigilância" do Governo sobre Belém.
Cavaco Silva vai ter muito que explicar sobre esta estranha ingerência de Belém na campanha eleitoral em favor do PSD.

A pergunta omissa

Num documento cuja genuinidade ninguém contesta e que ninguém desmentiu, relata-se que um eminente assessor de Belém disse que foi a mando do próprio Presidente que tentou (e conseguiu!) vender ao "Público" a inconcebível história da "espionagem" do Governo sobre a Presidência da República (que nenhum facto veio consubstanciar).
Ora, vários dias depois da divulgação dessa gravíssima declaração, ninguém até agora interrompeu o ruidoso silêncio de Cavaco Silva para lhe fazer esta elementar pergunta: é verdadeira a imputação do assessor?
É o "respeitinho" ou a "asfixia democrática" que justifica a inibição dos jornalistas? Se algo de semelhante se passasse com Sócrates, quem é que duvida de que a pergunta seria feita tantas vezes quantas as necessárias para obter um esclarecimento cabal da situação?

Como era de esperar...

... bastou que algumas personalidades do PS imprudentemente advogassem uma aliança com o BE em caso de vitória socialista sem maioria parlamentar para que logo o PSD viesse tentar explorar em seu favor o fantasma do "governo PS-BE" (com a pronta adesão do Público, cuja manchete de 1ª página reza que «aproximação entre Bloco e PS ganha força na campanha»).
Mas é evidente que um tal casamento político só pode ser produto de uma imaginação fértil. Mesmo que o PS, num momento de menor clarividência política, viesse a admitir a inclusão da esquerda radical na esfera da governação, a verdade é que se trata de uma equação política impossível, não só porque o PS não pode hipotecar a sua agenda reformista à irresponsabilidade do radicalismo de esquerda, mas também porque o próprio BE não está disponível para deixar de ser o partido de protesto e de contrapoder que sempre foi e quer continuar a ser.

Asfixias sintrenses

Não, não tenham medo de sentirem falta de ar.
Vejam o episódio "Mistério de 4 rodas: Náufrago na ribeira há 4 meses" do programa "Nós por Cá" da SIC, dia 18/9/2009.
E notem como ao actual Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro (PSD) não falta arejamento para assacar à Câmara Municipal de Sintra as responsabilidades que lhe cabem.
Respirem fundo!
E depois, para consolação, comam.
Comam com aprazimento as queijadas recomendadas pelo Dr. Fernando Seara!

Asfixias...

Já o disse: prefiro um entendimento PS/BE a qualquer outra modalidade de aliança para garantir a governabilidade do país, se o PS não tiver maioria absoluta (e eu gostaria que voltasse a obtê-la). Na base de um acordo programático, evidentemente - com o TGV à porta, há muito que passamos a fase dos albergues espanhois...
Mas, depois de ouvir o veneno anti-PS destilado por Francisco Louçã face à reacção de Mário Soares sobre o tema, compreendo a falta de ar de muitos e muitos socialistas.
É caso para irmos reflectindo na história da rã e do lacrau.

domingo, 20 de setembro de 2009

Asfixia anti-democrática

É do que fica a sofrer o país, enquanto o PR Cavaco Silva não explicar publicamente se mandou ou não o seu assessor Fernando Lima publicar através do PÚBLICO o que quer quis, ou não quis, que se soubesse publicamente.
E que tal se todos arfassemos publica e democraticamente sobre o PR para que se explique, até que se explique?

Asfixia cerebral

Será do que enferma a actual liderança do PSD?

Abaixo de zero

Já depois de ser óbvio que no caso da divulgação do já célebre email do Público não houve nenhuma interferência exterior (como irresponsavelmente tinha sido aventado pro alguns espíritos mais esquentados), a líder do PSD ainda insistia na "violação do sigilo da correspondência", a fim de explorar politicamente o episódio.
Decididamente, Manuela Ferreira Leite não preenche os requisitos mínimos da seriedade e da honestidade política.

Ira no Irão

Entretanto, o regime iraniano, enfraquecido pela revolta popular e pela sanha repressiva, continua incapaz de corresponder a Obama e a mostrar-se cada vez mais odiado internamente.
No dia 18, "Dia de Jerusalém" no Irão, Ahmadinejad voltou a negar o Holocausto e a considerar "um confronto com o regime sionista um dever nacional e religioso", reiterando "este regime já não vai durar muito tempo".
O povo iraniano, porém, não hesitou em aproveitar o "Dia de Jerusalem" para voltar às ruas manifestar-se contra...o regime.

Obama, o Irão e o escudo anti-míssil

A Administração Obama deu mais um passo para desfazer a herança da era Bush, ao declarar que afinal os EUA não vão colocar elementos do escudo anti-míssil na Polónia e na República Checa.
Esta decisão baseia-se numa análise fria e objectiva do arsenal balístico iraniano, que não justifica as tais defesas contra mísseis intercontinentais a instalar na Polónia e na República Checa, segundo os planos de Bush. Obama decidiu, e bem, concentrar-se em construir uma arquitectura anti-míssil tecnologicamente e financeiramente viável e capaz de lidar com os cada vez mais sofisticados mísseis de curto e médio alcance iranianos.
E se esta decisão de Obama agrada à Rússia - que já respondeu, recuando na decisão de colocar mísseis no enclave de Kaliningrado - porque não? Vale a pena hostilizar Moscovo - tão indispensável no dossier iraniano, como noutros - em nome de uma ameaça balística intercontinental iraniana duvidosa e de uma incipiente tecnologia anti-míssil?
Para além dos líderes polacos e checos que tanto capital político investiram neste projecto, dos Republicanos americanos que veneram todo e qualquer projecto militar de grande envergadura (de preferência que hostilize inutilmente vários parceiros internacionais), só os bushistas de serviço nos media portugueses, fiéis servidores da causa unilateralista, deverão lamentar o desaparecimento desta coqueluche neo-con.

Correio da Causa: O ódio do BE ao PS

«É para lhe dizer que concordo em absoluto consigo. Coligações com a CDU talvez, porque não? Mas com o BE nem pensar.

Mas a verdadeira razão deste e-mail é para lhe demonstrar com um caso concreto como o PS é o principal inimigo para o BE - aliás, muitos dos seus apoiantes de núcleo duro são acima de tudo anti-PS.

Em Oeiras, temos a situação que temos. Na Assembleia Municipal, bem como nesta campanha eleitoral e no debate transmitido pela TVI24, o BE ataca sempre muito e muito mais o PS do que Isaltino de Morais na situação em que este se encontra. O que é a prova provada de que tem razão: o ódio do BE ao PS é visceral, e é pena que haja alguns socialistas que se portem de forma a que pelo menos pareça que gostem mais do BE que do seu próprio partido...»


Pedro S.

Discordância

«Uma coligação com o BE “não repugna nada” a Mário Soares».
Não concordo com Mário Soares. Primeiro, o BE não esconde que o seu principal inimigo é o PS e que o seu principal objectivo é a derrota do PS. Não faz sentido admitir uma coligação com o quem nos odeia. Segundo, o BE é mais radical e irresponsável do que o próprio PCP, como aliás mostra o seu programa e a sua conduta. O BE não é "tábua de sustentar prego". Terceiro, em qualquer caso, apontar neste momento para uma coligação com a esquerda radical não favorece os interesses eleitorais do PS, só servindo para assustar o voto centrista (do qual depende a vitória do PS) e para diminuir a pressão do voto útil à esquerda, animando pelo contrário a utilidade do voto no BE.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Paranóia 2

Quem sai muito mal desta história é também o Público, que se deixou deliberadamente instrumentalizar numa inventona política.
Primeiro, deu ouvidos a uma história de todo inverosímil, que tinha todo o aspecto de ser uma golpaça de Belém contra o Governo. Depois, publicou a história, com manchete de 1ª página, mesmo depois de não ter conseguido confirmá-la, antes pelo contrário. Finalmente, deu à luz a história cerca de um ano e meio depois, nas vésperas da campanha eleitoral, sabendo que isso só poderia prejudicar o Governo.
Quando um jornal se dedica à militância política, quem sofre é a qualidade do jornalismo.

Paranoia

«Assessor de Cavaco Silva encomendou caso de escutas».

O Diário de Notícias confirma hoje que a historia da "espionagem" do Governo sobre Belém foi forjada pelo assessor do Presidente da República Fernando Lima, que a "plantou" no Público, nao tendo havido a mínima confrimação factual da inverosímil história.
O episódio revela um inaudito grau de paranóia política em Belém, que só pode comprometer Cavaco Silva, mesmo que não tenha fundamento a alegação de que a acusação foi feita a pedido do próprio Presidente.
O Presidente só tem uma saída para varrer a sua testada: afastar imediatamente a conspirativa personagem. Quem tem assessores destes tem de se responsabilizar por eles.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Crediblidade

Para tentar contrariar a mensagem retrógrada e passadista que está no cerne da sua visão política, Manuela Ferreira Leite resolveu à última da hora começar a falar na "modernidade" do País.
Como é bom de ver, a coisa soa tão credível como seria ouvir o Papa defender o casamento homossexual...

Asfixia mediática

«Educação em Portugal recebe elogios da Comissão Europeia».
Esta notícia, que confirma os bons resultados das reformas no ensino, passou despercebida na generalidade da comunicação social. Se fosse o contrário, seria manchete...

Antologia do anedotário político

«Deus Pinheiro pede maioria absoluta para o PSD».

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A reeleição de Durão Barroso

José Manuel Durão Barroso será certamente re-eleito como Presidente da Comissão Europeia, hoje, no Parlamento Europeu, mas não com o meu voto a favor.
Em 2004 votei contra a eleição do Dr. Barroso para Presidente da Comissão Europeia por entender que ele não poderia ser um líder bom e forte para a governação da Europa, não tendo sido bom na governação de Portugal e acabando de perder estrondosamente eleições.
Cinco anos depois, este meu entendimento só se reforçou - a direcção do Dr. Barroso à frente da Comissão Europeia não promoveu a Europa da igualdade, justiça, direitos humanos e progresso social e económico, só a tornou mais refém dos interesses de alguns e da ideologia neo-liberal que desencadeou a crise financeira e económica global.
Esclareço que determinei o meu sentido de voto hoje tendo em atenção a posição de abstenção, democraticamente decidida no Grupo dos Socialistas e Democratas Europeus, em que se integram os socialistas portugueses. E, ainda, tendo consciência de que, independentemente da avaliação negativa que faço sobre o Dr. Barroso, o facto de haver um português à frente da Comissão tem repercussões positivas na cotação e empregabilidade dos portugueses nas instituições europeias.

Recuso totalmente acusações de falta de patriotismo por não apoiar o português Barroso - o melhor presidente da Comissão Europeia, e o que mais beneficiou Portugal, foi até hoje o francês Jacques Delors.
Há 30 anos que sirvo com lealdade o Estado português e em funções diplomáticas fui repetidamente chamada a interpretar o interesse nacional, sem hesitar em arriscar a vida por sentido do dever patriótico. Não aceito, por isso, lições de patriotismo de ninguém e muito menos de representantes da direita portuguesa. Recordo, aliás, que os representantes da direita portuguesa votaram contra a eleição do Dr. Mário Soares como Presidente do Parlamento Europeu em 1999.
Assumo a diferença relativamente ao sentido de voto de outros socialistas portugueses, com o orgulho de pertencer a um partido pluralista, o partido da liberdade em Portugal - o PS - que respeita a liberdade de consciência dos seus membros, como reafirmou o Secretário Geral José Sócrates há meses, justamente a propósito da reeleição do Dr. Barroso. Um partido felizmente contrastante com o PSD, onde a incapacidade de conviver com a diferença e a asfixia democrática levam até ao afastamento das listas para deputados dos rivais da sua líder.

domingo, 13 de setembro de 2009

A vertigem da periferia

Durante os 10 debates realizados nesta pré-campanha, não se ouviu uma palavra a nenhum dos líderes sobre política de defesa, a política externa, as relações transatlânticas, a diáspora portuguesa e, sobretudo, sobre a Europa.
Dir-me-ão que isso não dá votos.
Mas atesta bem o grau de provincianismo que cultivamos.

Patinando sobre o TGV...

O argumento de que "Portugal não é provincia de Espanha!", a que D. Manuela hoje recorreu sobre o TGV, vem na mesma linha primária em que já patinou quando apostrofou medidas favorecedoras de emprego para emigrantes cabo-verdianos, ucranianos, etc...
Face ao espontaneismo das piruetas xenófobas de D. Manuela no ringue, até o Dr. Paulo Portas parece aprendiz!

Ainda o debate

Parabéns a Clara de Sousa. Fez excelente moderação. A mais profissional que vimos em todos os debates até aqui.

sábado, 12 de setembro de 2009

O defensor oficioso

Cada vez mais à direita, Ricardo Costa resolveu defender Ferreira Leite das fundadas acusações de Sócrates, asseverando que não é verdade que ela queira desmantelar o Estado social.
Ora, para além das incontornáveis declarações da própria Ferreira Leite sobre a redução das tarefas do Estado às funções de soberania e sobre a privatização geral dos serviços públicos (que Sócrates recordou), o programa do PSD é claro na defesa do "princípio da subsidiariedade", na ideia da "responsabilidade individual" dos cidadãos pela sua própria segurança social e na proposta de liberdade individual de recurso aos cuidados de saúde privados à custa do Estado.
Se isto não é desmantelar o Estado social, o que é?!

Parcialidade

Para comentar o debate entre Sócrates e Ferreira Leite, a SIC conseguiu reunir um painel de quatro comentadores, sendo três deles claramente identificados com a Direita (Graça Franco, Luís Delgado e Ricardo Costa). Lamentável.
Deve ser a tal "asfixia democrática"!

Baixeza

O argumento da Manuela Ferreira Leite, no debate com Sócrates, de que o TGV só interessa aos espanhóis, significa o grau zero da seriedade política, sobretudo tendo em conta que foi o seu governo, em 2003, que firmou com Espanha os compromissos relativos às linhas comuns do TGV.
Decididamente, a líder do PSD não preenche os requisitos mínimos de honestidade política para chefiar um governo no nosso País. Depois da triste figura na Madeira, este vergonhoso assomo de nacionalismo rasteiro desqualifica qualquer líder.

Debate - TGV ou patins

"Quem faz o jogo de Espanha", como baixamente acusou D. Manuela?
Quem respeita o acordo internacional e procura fazer Portugal combater a perifericidade e beneficiar dos fundos europeus que a construção do TGV implica?
Ou quem, como D. Manuela, assina de cruz o acordo com Espanha para 4 linhas TGV e depois o renega, por despudorado oportunismo político?
Resultado:
TGV para Sócrates. Um par de patins para D. Manuela.

Debate Sócrates-MFL

Banhada total de Sócrates a MFL.

Debate Sócrates-MFL

"Como aquele que mata o pai e a mãe para dizer que é orfão..." - analogia psicopata a que recorreu a Dra. MFL no debate.
Ele há quem nem precise de fazer nada para denunciar patética orfandade.

Debate Sócrates-MFL

Acabou agora mesmo.
Mas será verdade que esta mulher se candidata a Primeira Ministra?

Sintra - Eleições Autárquicas


Pode ver aqui o video do debate sobre SINTRA, na TVI 24, dia 10 de Setembro, em que participei com os candidatos do PSD (Fernando Seara), CDU (Baptista Alves) e BE (André Beja).

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mistificação

A presidente do PSD declarou que «em 2005 nós assistimos ao maior aumento de impostos de que há memória [e que] todos os impostos foram aumentados".

Trata-se de mais uma falsificação, uma entre várias na mesma ocaisão. Primeiro, dos grandes impostos, só o IVA foi aumentado em 2005 (ignorando, por negligenciável, a criação do escalão de 42% no IRS para os rendimentos mais elevados), aliás como medida imprescindível para curar o enorme défice orçamental que os Governo PSD/CDS tinham deixado. Segundo, desde então só houve diminuição de impostos: reduação do IVA (de 21% para 20%), do IRC (com a criação de um escalão de 12,5%), do IMI municipal, isto sem contar com as novas deduções em matéria de IRS para as famílias de menores recursos.

Assim vai a "política de verdade" de Ferreira Leite, transformada em política da mentira descarada.

Desonestidade

A lider do PSD declarou que a sua vontade de reduzir os impostos talvez seja "a grande justificação" para a sua "luta titânica" contra os grandes investimentos públicos, alegando que estes condenam Portugal a uma carga fiscal "insuportável".
Esta afirmação não é séria, pois os chamados grandes investimentos públicos (aeroporto, estradas, TGV, etc.) são financiados pelo sector privado e pagam-se a si mesmos, sem encargos orçamentais para o Estado (salvo uma pequena percentagem dos encargos com o TGV nas linhas menos rentáveis).
Por isso, falar em "insuportável aumento da carga fiscal" para financeiar esses projectos é uma pura mistificação. Mais uma das muitas em que a "política de verdade" de Ferreira Leite se tem afundado, sem nenhum tributo à honestidade política.
O que é verdade sobre os investimentos em infra-estruturas é que eles são prioritários para a modernização da nossa economia, para o crescimento e para o emprego.

Farisaísmo

A líder do PSD diz que se propõe diminuir a despesa pública para depois poder baixiar os impostos.
É puro farisaísmo. O programa do PSD implica uma enorme subida da despesa pública. A compensação da segurança social pela diminuição de 2 pontos percentuais da contribuição social patronal iria custar ao orçamento centenas de milhões de euros. Os encargos orçamentais com o pagamento dos cuidados de saúde privados, ao abrigo da proposta da "liberdade de escolha" do prestador, não seriam de menor montante. Os vários programas de ajuda às empresas não ficariam por menos. O elevação dos encargos com os certificados de aforro acaretariam outro enorme aumento da despesa.
Perante estas propostas despesistas, só por pura hipocrisia é que se pode falar em diminuir os gastos públicos, a não ser que o PSD se proponha compensar essa nova despesa públicxa com cortes noutros sectores. Mas onde: na educação, no SNS, nas prestações sociais, na segurança na defesa? O PSD tem de esclarecer!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Timor Leste – celebrando 10 anos de independência

Já está disponível na Aba da Causa um artigo sobre Timor Leste que publiquei no Jornal de Leiria.
Aqui fica uma pequena amostra:

"... essa confiança é a prova de que Timor Leste não é – como alguns levianamente agoiram em Portugal – um Estado falhado. É um Estado viável, governável e a procurar ser bem governado."

Sucesso

Um dos maiores sucessos políticos da actual legislatura foi o programa de simplificação administrativa, Simplex, não somente pelo seu enorme impacto na Administração do Estado (a que depende do Governo), mas agora também pela sua extensão à esfera municipal, com a adesão de dezenas de municípios, de todas as cores políticas.
E ainda há quem ouse acusar este governo de favoritismo político!..

Notícias da crise

É oficial o fim da crise: a contracção da actividade económica terminou. A retoma está aí. As medidas de socorro dos Estados e da UE resultaram. Tal como surpreendeu a velocidade da recessão, agora surpreende a rapidez da inversão do ciclo da crise.
Infelizmente, entre o início da retoma e a criação de emprego vão dois ou trimestres. Mas é provável a imediata travagem do crescimento do desemprego.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Empate técnico"

O Diário de Notícias conseguiu qualificar de "ligeira" a vantagem de mais de 5,5% que uma sondagem hoje publicada dá ao PS sobre o PSD e dá como "empate técnico" essa mesma vantagem, apesar de a margem de erro (para mais ou para menos) ser de apenas 3,5%!
Quem duvida de que, se a vantagem fosse do PSD, o título da notícia seria algo como isto: "Sondagem dá nítida vantagem ao PSD"?!
Assim vai a isenção jornalística entre nós. Deve ser a tal "asfixia democrática", mas ao contrário...

Aditamento
E que tal transformar também em "empate técnico" esta vantagem de quase 11 pontos de António Costa sobre Santana Lopes em Lisboa?

Hipocrisia sem limites

Ferreira Leite destaca Madeira como «bom governo PSD».
Está revelado o modelo de bom governo do PSD -- o de Alberto João Jardim na Madeira! Onde a asfixia democrática inclui o controlo governamental de quase toda a comunicação social (incluindo um jornal pago pelos contribuintes) e pela expulsão de deputados da oposição, onde quase toda a vida económica depende do governo regional, numa promiscuidade sem fronteiras, e onde reina o mais incrível forrobodó orçamental e financeiro.
Quando a "política de verdade" se transforma na mais rotunda hipocrisia política...

Aditamento
Outros elementos da "boa governação do PSD na Madeira" -- que Ferreira Leite quer replicar a nível nacional -- são a utilização de viaturas oficiais em acções partidárias e o insulto como arma de combate político. Edificante!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pinotes....

Pina Moura elogiou o programa do PSD.
Quando o critiquei por deputar na AR e presidir a empresa espanhola Iberdrola, alguns no PS não gostaram e voltaram-se contra mim.
Quem tinha razão, afinal?

Ao beija-mão de um terrorista...

Mete nojo que ministros europeus se tenham deslocado à Libia para participar nas celebrações de 40 anos no poder do terrorista Kadhafi.
A presença de Luis Amado envergonhou-nos.
Não há interesses económicos ou outros que o justifiquem.

Reportagem de Timor Leste (twitando) - 9

· Alkatiri disse LUSA resultados referendo seriam 90/cento, mas ONU alterara-os para salvar face a Indonésia. Mas 80/cento salvam face?
· Eu estava Jacarta, em contacto permanente ONU. Alkatiri estava Maputo. Não sei de que fala Alkatiri. Não tem qualquer fundamento o que ele disse.
· Quem tentou por em causa os resultados Referendo e acusar ONU de manipulação foram os grupos pró-integração. Agora Alkatiri faz-lhes jogo?
· Ou, como me comentou Ian Martin irritado - "What? Does he want to ruin the party?!"

Reportagem de Timor Leste (twitando) - 8

Dia 31 de Agosto -

· Visito c Rui Exposição Comissão Verdade Reconciliação - inclui foto anos 80, ONU Genebra, eu jovenzinha, ao lado Embaixador Costa Lobo.
· Seguimos Arquivo/Museu Resistência - cruzamos visita ONGS solidariedade. Abraço amigos Pedro Pinto Leite, John Miller, Charles Scheiner
· Pedro conta 3 estudantes foram presos véspera em manif sobre Justiça. Arrancamos p/ Policia Dili
· Esquadra Policia Dili, dia 31/8 - confirmam-nos presos. Razões suharto/salazarentas: manif ilegal
· Telefonema a Vice PM, velho amigo Lugo: "Sabes dos presos?". Nao sabia. 10 minutos depois: "Vao já ser soltos". Excesso zelo policial.
· Conclusão: Policia timorense precisa muito aprender democracia.

Reportagem de Timor Leste (twitando) - 7

· 30/8, já noite - com sintro-timorense João Ferro, Tania e Rui Tavares caminhamos de Hotel Timor para Palacio Governo. Centenas timorenses tambem.
· Vamos assistir concerto celebração Referendo. Milhares timorenses, incluindo criançada, enchem Praça. Descontraidos como nunca vi Dili.
· Olhos dancarinas brilham ecrans gigantes. Passam 13 distritos. Estrela indonésia canta portugues e tetum e abraça Xanana e Horta. Delirio.

Reportagem de Timor Leste (twitando) - 6

· Palácio Presidencial - arquitectura chinesa deglutivel, não fosse pavoroso telhado azul e muros amarelo/verde. Nada de incorrigivel ..
· 30/8 - Palacio Presidencial - Condecorações. Vários portugueses: PR Sampaio (ausente), Guterres, Gama, Pdr.Felgueiras, GNR, Sonia. E eu.
· Cerimonia bem concebida, melhor que 10 Junho. Descrição motivos cada agraciamento, por vezes PR improvisa. S/ mim oico "energia vulcanica"
· Com muita honra, aceito de PR Ramos Horta Ordem de Timor, tal como aceitei Grã-Cruz Cristo de PR Jorge Sampaio, em 2000.
· Em 1999 tive sorte de MNE Jaime Gama me confiar missão serviço publico em Jacarta que coincidia com causa justa, em que acreditava - libertar Timor
· Aceito Insignia Ordem Timor como distinguindo todos diplomatas portugueses que, em diferentes postos, trabalharam por Timor.
· Cito, por todos, o Embaixador Rui Quartim Santos.

Reportagem de Timor Leste (twitando) - 5

30 Agosto

. Celebrações 30 Agosto Dili: comecaram 9 manhã, com icar bandeira, discurso PR e parada militar. Organização impecavel, até na duração.
· Timorenses podem estar orgulhosos. Amigos estão.
· Kirsty e Xanana convidaram sua casa amigos tempos Resistencia. Abraco Carmel Budjiardo, Jim Dunn, Pat Walsh, Max Stahl. Falta a Luisa...
· Alegria de reencontrar 2 homens que fizeram a melhor missao de todos tempos da ONU: a UNAMET- Ian Martin, chefe, e David Wimhurst, porta-voz
· Faltavam muito os "dalangs" que, na ONU, manobraram tudo nos bastidores, os queridos Francesc Vendrell e Tamrat Samuel.
· Entreguei a Kirsty, para o Alex, Kai-Olo e Dani, livro ilustrado "Cavaleiro do Monte da Lua" que o Pintor sintrense Ernesto Neves ofereceu
· E "Cavaleiro do Monte da Lua" para os meninos da Fundação Alola. E outro ainda para a querida Lola, filha do General Taur
· Antonio Guterres, Jaime Gama e Luis Amado visivelmente a saborear Timor - e a saborear o grande, mas arriscado, trabalho de há 10 anos atrás
· Depois, um mergulho rapido e almoco na "Terra Santa", com Ma.Manuel, Ze Alberto Sousa e Rui Tavares.Um gosto ver o Rui querer entender Timor.

Reportagem de Timor Leste (twitando) - 4

· Faltam o Zé Ferraz, o Carlos Gaspar, o Fernando Neves, com quem falava ao telefone para Lx, dia e noite. E o Nuno Brito para NY5:22 PM Aug 29th
· Falta o minha equipa de Jacarta: o Afonso Malheiro, a Alexandra, a Mia, a Alya, o Joao Camara. Felizmente que tenho a Maria Manuel em Dili
· Faltam o Antonio Gamito, o Francisco Alegre, o Daniel Ribeiro que me davam Dili por telefone para Jacarta
· Falta, evidentemente, a Paula Pinto - e desta vez nem o abracao ao Roque mitiga a falta
· Falta, falta-me muito aqui em Dili, a Luisa Teotonio Pereira, para nos ampararmos nos solucos, por tudo, por todos, quando a bandeira subir
· Faltam me muito o Paulo Nogueira e o Antonio Sampaio, a quem Timor e eu muito devemos. Ate o taxi do Sr João que levou a Baucau em Maio/99
· Sr. João, que so ontem soube que a sacola que eu nao largava no taxi dele para Baucau continha 8.000 USD em rupias, para entregar ao Bispo
· Faltam cá em Dili, e muito, o Manel Acacio e a Anabela Gois - redações a tinir, parece. Que injusto: ee preciso jornalismo que sinta Timor
· E nao falei antes da Carlinha Grijó porque so veio depois, embora respirasse Jacarta e Dili por telegrafia e telefone no MNE em 1999
· E faltam me cá dois queridos amigos que Lisboa ja devia ter condecorado: Francesc Vendrell e Tamrat Samuel: sem eles Timor nao seria livre6:13 PM Aug 29th

PS. Faltou-me incluir muito mais gente nesta lista de saudades dos ausentes - mas um obviamente: o António Monteiro.

Reportagem de Timor Leste (twitando) - 3

29 de Agosto

· Metinaro, 8 manhã - homenagem aos herois caidos na luta libertacao nacional - cerimonial digno e comovente5:01 AM Aug 29th
· Metinaro - cemitério em socalcos montanha acima, vista sobre o mar azul, Atauro ao fundo - bandeiras nacionais sobre milhares de caixoes
· O coro afinado Sta Cecilia, os choros baixinho de milhares de familiares - o sol queima, mas a pele arrepia-se-nos.
· Almoco em Maubara - caminho portentoso, sempre a ziguezaguear o mar: lagoas verde-esmeralda a fundir-se em azul petroleo
· Passamos Tacitolo, onde um Papa deu missa: impossivel nao evocar os corpos despejados na lagoa em 1999
· Adiante Liquica: assalta me a imagem do Padre Rafael, desvairado pelo massacre na igreja, Abril 1999. E as miudinhas atordoadas no adro...
· A fortaleza em Maubara, sobre o mar, onde projecto integrado nossa cooperacao abriu restaurante e estimula artesanato.
· Presentes para os netos, leves e ao preco da chuva: mobiles vegetais e coloridos, com passarinhos, estrelas do mar...
· Regresso a dili: meia hora para um balsamico mergulho
· 6 da tarde: Recepcao no porto, calidamente arejada pela briza do mar: PR Horta reinvindica escolha do local. Bom gosto nunca lhe faltou.
· Verdadeiro prazer ver Guterres, Gama, Ian Martin, David Wimhurst, Padre Melicias, entre tanta gente com quem vivi Timor em 99
· Em Metinaro abracei o David Ximenes. Em Maubara, abracei o Padre Felgueiras. Ambos me recordaram reunião "clandestina" na Caritas, Maio 99.
· Reuniões clandestinas, gravações p/ a Resistencia, passaportes comprados, etc. - diplomacia inconvencional é muitas vezes precisa.6:22 PM Aug 29th

Reportagem de Timor Leste (twitando) - 2

· Amnestia Internacional lamenta não ter sido feita justiça por crimes 1999. Eu tambem. Mas não deixo de celebrar estes 10 anos de liberdade em Timor
· E que moralidade é a nossa? Em 35 anos de democracia fez-se justiça em Portugal pelos crimes do fascismo?
· Os primeiros responsáveis por não se ter feito justiça pelos crimes Timor são as chancelarias ocidentais, Camberra, Washington, Londres etc.
· Eu estava lá em Jakarta, em 2001 e 2002, a pedir pelas alminhas aos meus colegas que mandassem observadores aos julgamentos.
· Mais do que por Timor, era pela democracia na Indonésia que se devia ter julgado os Wirantos, os Prabowo, Zaky Anwar, Suratman, etc
· À conta de terem escapado, esses assassinos agora armam-se em respeitáveis - Prabowo e Wiranto acabam de se candidatar a Vice Presidencia...
· Nao concordo c/ Xanana e Horta quando desvalorizam justiça em troca boa vizinhança c/ Jacarta. Mas é injusto atribuir lhes a culpa.
· Quem não deixou que se fizesse justiça em Dili e Jacarta foram os P5 no Conselho de Seguranca da ONU.
· E entre P5 quem tem mais culpa - por pretenderem defender os DH - sao os ocidentais - EUA, Franca e RU. Ajudados à missa pela Australia
· Jacarta vociferava na ONU, claro. E Portugal nao podia comprometer reatamento com Jacarta. Barafustar nada adiantava...6:26 PM Aug 28th

Reportagem de Timor Leste (twitando) - 1

Fui twitando (anargomes@twitter.com) durante a minha estadia em Dili, com chegada a 28 e partida a 31 de Agosto.
Reproduzo a seguir, por blocos, a reportagem.


Dia 28 de Agosto -

· Dili - o mar azul, o verde das montanhas, as flores que salpicam de colorido qualquer recanto. a sensação de sempre - por que não ficar?
· Dili - melhorias visiveis no aeroporto. Piorias tambem: porque haveriam de substituir sofás de verga da sala vip por pretensiosos cadeirões?
· Dili - abraços e beijos ao chegar. E logo disparar para almoco/briefing com embaixador portugal, amigo Luis Barreira Sousa. Deu atáe às 5 h
· Cedes quarto no Hotel Timor a delegação angolana? - só se pede isto aos da casa, como eu. Belo pretexto para me aboletar no Zé Alberto...
· A casa do Zé Alberto está super confortável e até tem wifi de borla, alem da minha querida Maria Manuel como vizinha do lado.
· Gracas ao wifi do Zé Alberto e a um telefonema na RFI que me arrancou a Morfeu a meio da noite, entretenho me a twittar.