terça-feira, 4 de maio de 2004

Novas lógicas

Subscrevo, em geral, o comentário de Vital Moreira sobre a recente entrevista de João Salgueiro (JS) à Rádio Renascença. Só não entendo a lógica do raciocínio de JS sobre os mercados e as suas putativas parecenças com as causas da política. Olhemos de perto:

«Porque há muita coisa no curto prazo que não pode ser resolvida pelo mercado”. É bem verdade, mas se com isso JS pretende dizer que o mercado tudo resolve no longo prazo, é porque já se perdeu nas causas apostólicas de João César das Neves, coisa de que duvido. Se, pelo contrário, a sua descrença é intemporal, ficamos à espera de uma nova revelação.

“Nós hipertrofiamos a função de mercado, o que tem lógica porque o mercado estava muito recalcado pelo condicionamento industrial e pelo proteccionismo [que raio de lógica é esta?], mas não se pode dispensar uma estratégia de médio e longo prazo, e que as empresas têm, mas o país não.». Alguém é capaz de descortinar estratégias de longo prazo no mundo dos negócios? Se é certo que os políticos são falhos de visão, não é certamente o tecido empresarial que tem lições de futuro a dar-lhes.