sexta-feira, 13 de agosto de 2004

Cartier-Bresson

Já aqui manifestei, a propósito de Sophia, Brando e Pintasilgo, a minha relutância em escrever sobre mortos que me são queridos. Não me peçam que explique as razões desta reserva. Mas a verdade é que acabo por não conseguir libertar-me do dever de memória (comovida, sofrida) que sinto para com eles. Chego tarde às despedidas, gostaria de adiá-las, mas ainda assim chego. Atrasado, arrastando o remorso da minha cobardia, mas chego.

Cartier-Bresson partiu já há uns dias, com a serena naturalidade de quem se aproximava de um século de vida. Há cerca de vinte anos trocara a fotografia pelo desenho, sua paixão inicial. Mas foi como fotógrafo que ficou como «o olho do século».

Nenhum fotógrafo foi tão decisivo como ele, nenhum como ele soube captar o mistério do «instante decisivo»: a coincidência mágica entre o pulsar da vida e a geometria do real. Como se por detrás de cada situação surpreendida em flagrante pela câmara houvesse sempre uma ordem secreta de linhas, sombras e luz que lhe emprestava um sentido único e a resgatava do caos. A mais extrema simplicidade, o mais genuíno despojamento, a recusa do artifício, conjugavam-se com o número perfeito, a arquitectura do único enquadramento possível.

Tal como Antonioni no cinema, Cartier-Bresson foi quem, na fotografia, me ensinou a olhar. O rigor e a elegância com que compunha espontaneamente as suas imagens eram atributos de um caçador que apanha a presa no momento exacto e faz desse momento um instante de beleza fulgurante. Uma beleza que perdura para além da fracção de segundo em que foi surpreendida e que a deixou suspensa para sempre.

Cartier-Bresson foi um dos meus heróis. Como fotógrafo, como fotojornalista, como referência humana, ele que tornava absurda a separação entre estética e ética, entre forma e conteúdo. E que, por isso, repudiava vigorosamente a instrumentalização da imagem por legendas retóricas que alterassem a evidência singela do que estava lá e se oferecia à liberdade dos nossos olhos. Bastava apenas que soubéssemos olhar. Como ele.

Vicente Jorge Silva
(Por erro meu, o texto acima esteve desaparecido do blogue nos últimos dias. Embora com atraso, volto a colocá-lo em órbita com pequeníssimas alterações. Cartier-Bresson merece-o).