quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Uns a voar e outros a dormir...

Do Sr. C. Ferreira, dos Açores, recebi hoje a seguinte mensagem:

Penso que existem assuntos muito mais importantes e preocupantes a tratar para o desenvolvimento do nosso pais do que os Voos da CIA,
Por ex. eu vivo a poucos kms da Base das Lajes, os aviões passam por cima da minha casa, e estou pouco preocupado com isso assim como a grande maioria dos Portugueses, o que
Me preocupa, e muito, é saber como é possível, tantos anos depois do 25 de Abril, tantos anos a receber apoios comunitários e ainda continuamos na cauda da Europa ???!!!
Votos de um bom Natal


E respondi:

"Muito obrigada pelas suas amáveis palavras.
Noto a sua falta de preocupação com os voos da CIA, apesar de alguns terem passado por cima de si. Registo que estes voos - juntamente com os dramáticos destinos e depoimentos de muitas centenas de prisioneiros que foram raptados, torturados e 'desaparecidos' sem apelo nem agravo no contexto do programa das 'rendições extraordinárias' da CIA - nunca lhe tiraram o sono.
Noto também a sua preocupação com o atraso relativo de Portugal no contexto europeu.
Certamente concordará comigo quando lhe digo que muito desse atraso tem as suas raízes na falta de respeito em Portugal pelos valores fundamentais da Democracia, tais como o Estado de Direito, a presunção de inocência e as liberdades individuais.
Ora esta questão, por si considerada menor, dos 'voos da CIA', é precisamente uma questão de valores e princípios fundamentais.
Nesse sentido, garanto-lhe que o atraso português de que tanto nos queixamos - legado de 48 anos de Ditadura obscurantista - só será ultrapassado quando questões como os voos da CIA deixarem de ser menorizados e varridos para baixo do tapete.
Em Democracia, todos partilhamos a responsabilidade pelos destinos do país.
Boas Festas e um óptimo Ano Novo."