segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Gaza: cem olhos por um olho

“Olho por olho faz todo o mundo tornar-se cego” disse Gandhi.
E se forem cem olhos por um olho?
(...)

O que está a contecer em Gaza neste momento não é apenas um olho por um olho. É cem olhos por um olho. E a matança em curso não é apenas um crime de guerra israelita. Tem um cúmplice chamado Tio Sam".

As palavras não são minhas, eu só as traduzi. Retirei-as do artigo "A Hundred Eyes for an Eye - Overkill in Gaza", escrito dia 29 de Dezembro de 2008, pelo jornalista americano Norman Solomon.
Mas subscrevo-as, sobretudo tendo em intenção a ministra israelita Tzipi Livni, que vi na CNN a fazer-se de tolinha, em resposta à Christiane Ammanpour, protestando desconhecer o que seria essa história da "proporcionalidade" na resposta aos misseis provocatórios do Hamas lançados sobre território israelita... e a aceitar que o que vai contar para a duração da operação é sobretudo a reacção da "rua" - árabe, europeia (e israelita, quando começarem a chegar os "body bags"), etc...
E eu que julguei que Tzipi seria dos raros governantes israelitas a ter a inteligência e sensibilidade para ter aprendido as lições da campanha contra o Hezzbollah no Líbano em 2006! e para antecipar como isto custará caro a Israel, à sua imagem e à segurança do seu povo - na improbabilidade de destruição do Hamas, outro pior emergirá, como a própria história do Médio Oriente ensina.
Resta notar que há mais cúmplices de Israel, do Hamas e da dupla Bush/Cheney por mais este legado em sangue e barbárie na Palestina: ao lado das ditaduras árabes que toda a vida atraiçoaram os palestinianos, coloco a patética Europa que temos, agora sob presidência do governo checo, reaccionário e em boa parte anti-europeu, que tem o topete de vir justificar os bombardeamentos por terra, mar e ar sobre cidades e aldeias em Gaza, onde um milhão e meio de civis inocentes não têm por onde fugir, como "defensivas".