sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Extraordinárias coincidências!


Ontem de manhã, dia 20 de Agosto de 2009, visitei a APADP Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, sedeada em Agualva (graças a terreno e fundos para a construção de instalações concedidos pela Presidente da CM Sintra Edite Estrela e Ministério do Trabalho Ferro Rodrigues).
Trata-se de uma Associação notável, pelos cuidados especializados e a extraordinária dedicação que o seu pessoal dispensa a cerca de 60 internados e às suas famílias. E que funciona com sustentabilidade devido o financiamento protocolado com o Ministério do Trabalho e Segurança Social, além de ocasionais apoios de amigos e benfeitores e as mensalidades que os familiares podem pagar.
Da Câmara de Sintra, nos últimos 8 anos, o apoio foi mínimo, apesar do empenho do Vereador Marco Almeida (do PSD, de Agualva) - o Presidente da Câmara, Dr. Fernando Seara, é imbatível em palmadinhas nas costas e promessas, mas relutante a decidir e concretizar compromissos que assumiu. Incluindo os relativos a apoios elementares – como o pedido da APADP de ser isentada do pagamento de água dos SMAS, anualmente facturando mais de 4.000 euros.... Mas, segundo a “lógica” SMAStica, aquela instituição - isenta de impostos pelo Estado – não pode estar isenta de taxas municipais!
Não foi a primeira vez que visitei aquela meritória instituição. Mas desta vez, foi especial! Não, não trazia fanfarra e TVs atrás, embora a visita se integrasse nos contactos da minha campanha eleitoral por Sintra.
O que foi especial é que, passadas poucas horas depois de eu sair os portões da APADPoh, extraordinária coincidência (que eu cá não sofro das assombrações de Belém e do PSD e não imagino escutas ao serviço da Coligação Mais Sintra...), a Câmara Municipal de Sintra divulgava um convite para convidar «tutti quanti» “para a Cerimónia de Assinatura do Protocolo com a APADP – Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, no âmbito do Projecto “Banco de Ajudas Técnicas”, que se realiza no dia 27 de Agosto de 2009, na sede da APADP”.
Trata-se de um apoio de 5.000 euros anuais, que a Câmara deliberou, já em 12 de Novembro de 2008, (proposta nº 803-MA/2008) conceder à APADP. Enfim, já dará para pagar a factura de água ao SMAS e mais uns trocos...
Claro que se este Protocolo não estivesse a aboborar à espera da campanha eleitoral, a APADP recebia a dobrar, por 2008 e 2009. Mas em Novembro ainda a campanha eleitoral vinha longe para o Dr. Fernando Seara, que teorizou sobre a sua gestão dos “timings” na Universidade de Verão do PSD em 2005, sustentando que “a população urbana só tem memória de seis meses. A gestão política é nossa (...) Acha que eu vou abrir a Biblioteca de Queluz dois anos antes? (...) eu tenho de começar o alargamento do IC19 em Outubro de 2004. Sabe quando está pronto? Em Agosto de 2005, sabe porquê? Porque há eleições.”
Como candidata socialista à Câmara Municipal de Sintra só tenho de congratular-me com a circunstância de a minha visita à APADP ter proporcionado o súbito desbloqueamento, por parte do executivo camarário a que preside o Dr. Fernando Seara, de um apoio há muito solicitado à C.M.Sintra.
Baseada neste precedente, venho desde já declarar total disponibilidade para visitar as instituições sintrenses que aguardem legitimos apoios por parte do executivo sintrense, na expectactiva de levar a Câmara Municipal de Sintra a imediatamente desbloquear tais apoios. Dou de barato os foguetórios eleitoralistas que o Dr. Seara entenda, a propósito, promover.