segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PE alimenta a "silly season" de IAC

Isabel Arriaga e Cunha é correspondente do "Público" em Bruxelas. Acho-a boa jornalista, bem informada, com especial acesso a úteis fontes britânicas.
Mas no melhor pano cai a nódoa, ou IAC também tem direito à sua "silly season".
O artigo que assina no "Público" de ontem, sob o título "Eurodeputados portugueses ausentes dos cargos "institucionais" mais relevantes", sugere que IAC vê o PE como entretenimento estival.
Mas ao menos esperar-se-ia que não desconhecesse o básico. Porque a tese de que "Eleitos nacionais têm vindo a perder influência ao longo do tempo, tudo porque, pela primeira vez, desde a adesão de Portugal à UE, a instituição não tem nenhum vice-presidente português" se alimenta do calor de ananazes típico de uma nacional "silly season"...
Nenhum dos actuais 22 deputados portugueses no Parlamento Europeu (PE) vai ocupar cargos de grande relevo no início da nova legislatura pura e simplesmente porque o cargo de Vice-Presidente do PE não é tão relevante como IAC o pinta.
E por isso os dois partidos portugueses que tinham pontos para "gastar" num lugar de Vice-Presidente do PE - o PSD e o PS - acharam melhor "gastá-los" de outra forma, nas negociações intra-Grupos e inter-Grupos de Julho passado.
No caso do PS, foi opção acordada entre os 7 membros da delegação parlamentar que era preferível apostar antes na presidência de uma Comissão - e concretamente na do Comércio Internacional, que Vital Moreira assumiu já. Um cargo que tem influência real e não é, de modo nenhum, "secundário", como sugere IAC para ilustrar a "silly" tese. Basta dizer que além do acompanhamento das negociações internacionais de comércio mundial de Doha, por esta Comissão passam as EPAs (Partenariados Económicos com os países ACP) e todos acordos em matéria comercial com a China, a Russia, o Brasil, etc....
Nem sequer é verdade, como sugere IAC, que "escolher os detentores dos cargos conseguidos já poderá ter a ver com o prestígio conquistado pelos deputados junto dos seus pares, o que tende a favorecer os veteranos e penalizar os novatos." Basta atentar que António Costa foi eleito Vice-Presidente no início do mandato em 2004 e nunca tinha sido antes membro do PE. E que quando saiu para o Governo, foi sucedido no cargo por quem a delegação portuguesa indicou (Manuel dos Santos), visto que o lugar de Vice-presidente do PE já fora "comprado" pela delegação socialista portuguesa. Qual prestígio, qual carapuça!
Em 2004, desconhecedora do funcionamento do PE, dei o meu OK a que a delegação do PS almejasse o cargo de Vice-Presidente. Em 2009, sabendo o que sei hoje, não hesito em defender que a presidência de uma Comissão - e em particular a Comissão do Comércio Internacional - é incomparávelmente muito mais importante.