domingo, 20 de setembro de 2009

Obama, o Irão e o escudo anti-míssil

A Administração Obama deu mais um passo para desfazer a herança da era Bush, ao declarar que afinal os EUA não vão colocar elementos do escudo anti-míssil na Polónia e na República Checa.
Esta decisão baseia-se numa análise fria e objectiva do arsenal balístico iraniano, que não justifica as tais defesas contra mísseis intercontinentais a instalar na Polónia e na República Checa, segundo os planos de Bush. Obama decidiu, e bem, concentrar-se em construir uma arquitectura anti-míssil tecnologicamente e financeiramente viável e capaz de lidar com os cada vez mais sofisticados mísseis de curto e médio alcance iranianos.
E se esta decisão de Obama agrada à Rússia - que já respondeu, recuando na decisão de colocar mísseis no enclave de Kaliningrado - porque não? Vale a pena hostilizar Moscovo - tão indispensável no dossier iraniano, como noutros - em nome de uma ameaça balística intercontinental iraniana duvidosa e de uma incipiente tecnologia anti-míssil?
Para além dos líderes polacos e checos que tanto capital político investiram neste projecto, dos Republicanos americanos que veneram todo e qualquer projecto militar de grande envergadura (de preferência que hostilize inutilmente vários parceiros internacionais), só os bushistas de serviço nos media portugueses, fiéis servidores da causa unilateralista, deverão lamentar o desaparecimento desta coqueluche neo-con.