sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Penar por Padang

Da campanha eleitoral de Sintra, para todos os queridos amigos que fiz na Indonésia, onde quer que se encontrem (e muitos estão em Timor):
pesar sentido e acabrunhado por mais um terramoto devastador na fabulosa ilha de Sumatra!
Desta vez em Padang!
Padang, cidade que visitei várias vezes e de que guardo maravilhosas recordações. Maravilhadas pela paisagem e pela descoberta antropológica da civilização matriarcal que persiste bem viva entre o povo Minang-Kabau - e que tão marcante é naqueles seus representantes que polvilham as elites institucionais em Jacarta. Um povo que mantém claras influências culturais portuguesas, apreendidas desde o sec. XVI - do "tanjidor" que vi no Museu local, às magnificas pregadeiras "kurasom" que todas as mulheres herdam de familia e que reproduzem, enriquecidas por pedras preciosas, os nossos "corações" de filigrana minhota.
Dói pensar que muitos daqueles que tão calorosamente me acolheram em Padang, da Ibu Zia, dona do hotel familiar, ao jovem Pak Swandi, que me levou a conhecer a aldeia dos "portugis" nos arredores, podem estar debaixo dos escombros.
Martirizada Sumatra, já não bastava a cruel desvastação do tsunami de 2004 no Aceh e do terramoto de Nias em 2005!
Resta a consolação de que se há povo resiliente e capaz de se recompor e erguer contra a adversidade, esse é o povo indonésio.