quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"Enkontrus de Baucau" - I



Sessões de desenho e pintura para crianças

O «Takas» ataca, nos contos infantis

Encontro sobre direitos das mulheres, com a participação de representantes da Fundação Alola.

Banca de livros


Foram de 3 a 7 de Agosto.
Em Baucau.
Mesmo no centro, no fantástico Mercado, apesar de degradado.
Mas começou-se a trabalhar dia 2, na limpeza do recinto, em estado execrável. Com a ajuda da Associação de Cultura e Artes de Baucau, recém-constituída para levar por diante os Enkontrus, mobilizaram-se mais de 50 jovens para limpar os jardins, onde as tendas da GNR (que nos ajudou inestimavelmente) iam ser montadas.


A miudagem rondava a sala da Diocese, cedida para a GNR lá montar uma exposição sobre o seu centenário e as actividades em Timor Leste. Mal abriu portas, houve quem corresse no afã de se armar... em GNR...

Já que os miúdos se entretinham a mergulhar na fonte de água corrente e límpida, a deixar ver a lixarada acumulada, desafiei-os a ajudar a retirar o lixo.
Tinhamos levado 25 kg de sacos do lixo, que acabaram reforçados por mais, arranjados localmente, tal era a encomenda...
Mas dia 3 à noite, quem quisesse podia sentar-se nos relvados, para ver o cinema. Entretanto o António Loja Neves conseguira fazer outros tantos jovens pintar um écran gigante nas paredes da escadaria. E à frente, durante a tarde, martelara-se um palco.
Na inauguração dos Enkontrus, a que veio o Presidente Ramos Horta, houve danças e cantares tradicionais, ensaiados pela Associação nas ultimas semanas, houve conjuntos de musica rock local e houve, é claro, cinema. O prato forte era a telenovela timorense "Suku Hali". As centenas de assistentes deliraram. Nos dias seguintes passaram a milhares.