1. Nas eleições locais de ontem (resultados AQUI) não se confirmaram os maus augúrios sobre o "declínio do PS", a que a humilhante derrota nas eleições parlamentares, sob a desastrosa liderança de Pedro Nuno Santos, tinham dada origem no comentariado nacional.
Quer pela percentagem de votos nacional (quase 29%), quer pelo número de municípios ganhos (incluindo a conquista de cidades como Bragança, Viseu, Coimbra, Évora e Faro), o PS está de volta claramente à cena política como um dos dois grandes partidos nacionais. A notícia da iminente "morte do PS" era manifestamente exagerada.
2. Tambem eram manifestamente exagerados os riscos de o Chega transferir para o poder local o elevado resultado que obteve nas eleições legislativas.
Com uma susbtancial quebra eleitoral e com apenas três presidências de CM, atrás do PCP e do CDS, dificilmente poderiam ser mais modestos os ganhos da extrema-direita populista. O desaire de Ventura também é uma boa notícia.