segunda-feira, 8 de julho de 2019

Eleições no horizonte (7): Pura demagogia

O partido Iniciativa Liberal vem propor uma "taxa plana" de 15% no IRS para todos os rendimentos acima de 650 euros mensais, o que se traduziria num enorme desconto fiscal aos mais altos rendimentos (que hoje podem ser objeto de uma taxa marginal superior a 50%), ficando mesmo muito abaixo da atual "taxa liberatória" de 28% para os rendimentos de capital (dividendos, juros, rendas, etc.).
Para além da sua patente inconstitucionalidade, por violação do princípio constitucional da progressividade do IRS, os proponentes - que não mencionam sequer a dimensão da previsível perda da receita orçamental - não esclarecem como iriam suprir essa quebra de receita ou onde iriam cortar na despesa pública.
Pura demagogia eleitoral, portanto!

Adenda
Um leitor objeta que uma taxa única única de imposto pode definir um imposto progressivo, desde que haja um nível de isenção para os rendimentos mais baixos, pois um imposto é tecnicamente progressivo quando a taxa marginal para cada nível de rendimento é superior à taxa média - o que sucede no caso referido, pois a taxa marginal aumenta à medida que o rendimento aumemnta. Assim sendo, a proposta não violaria a imposição constitucional da progressividade do IRS. Volto a discordar deste conhecido argumento. Primeiro, em relação ao rendimento sujeito a imposto (descontada a isenção na base), não existe qualquer progressividade. Mesmo considerando todo o rendimento, a “progressividade” é progressivamente decrescente, tornando-se irrelevante nos rendimentos mais elevados. Ora, o principal desiderato constitucional da progressividade do imposto pessoal é a diminuição das desigualdades (CRP, art. 104º), o que não sucede seguramente com uma taxa plana cujo plafond é 15%!