terça-feira, 9 de julho de 2019

Vontade popular (4): A lei de bronze

1. A derrota do Syriza nas eleições parlamentares na Grécia e a clara vitória da direita, por maioria absoluta, mostra mais uma vez, tal como em Portugal em 2015, que os partidos que tiverem de gerir a austeridade orçamental e a concomitante crise ecnómica para restabelecer a credibilidade financeira do País, depois da crise financeira europeia de 2010/11, pagaram um pesado preço político, mesmo que tenham tido substancial êxito na sua ingrata missão, pondo fim à assistência externa, retomando o crescimento económico, reabrindo o acesso aos mercados da dívida pública e, até, começando a reverter algumas medidas de austeridade.

2. Há uma espécie de "lei de bronze", segundo a qual quem tem de governar em austeridade, mesmo em situações de emergência e sob tutela externa, é inexoravelmente punido com a derrota nas eleições seguintes. E aqui não há distinção entre direita (Portugal) e esquerda (Grécia). "Austeridade impões, derrotado serás"!
Para os eleitores, a memória dos sacrifícios recentes prevalece sobre os resultados alcançados e as perspetivas positivas de evolução.

Adenda
É curiosa a mal-escondida alegria da esquerda radical perante a derrota do Syriza, que outrora aplaudiu entusiasticamente. Mais importante do que a salvação da Grécia do desastre económico é punir os "traidores" à causa "antiausteritária". De registar, no entanto, que o ex-ministro das finanças, Varoufakis, que preparava furtivamente a saída da Grécia do euro, antes de ser forçado a demitir-se, conseguiu obter pouco mais de 3,5% nas eleições gregas, sendo o que resta do antigo radicalismo juvenil do Syriza. A Grécia aprendeu duramente a lição dos custos da irresponsabilidade política.