domingo, 25 de junho de 2023

Aplauso (25): Oportuna iniciativa do PR

É de aplaudir esta iniciativa do PR, associando-se publicamente ao dia nacional do cigano e recebendo proximamente os representantes da comunidade cigana. 

Se existe uma missão especialmente apropriada ao papel do PR como representante da comunidade nacional, mais do que desgastar-se quotidianamente no comentário sobre o efémero político, é justamente contribuir para a coesão étnico-cultural da República, neste caso condenando a histórica discriminação anticigana, fortemente embebida na nossa cultura popular e miseravelmente explorada pelo populismo político.

Adenda
Recomendo vivamente a leitura da pequena história dos cinco séculos dos ciganos em Portugal no Suplemento P2 do jornal Público de domingo passado, a qual, nos primeiros séculos, é também uma história de rejeição e perseguição oficial, com várias ordens de expulsão geral.

Adenda 2
Dizendo que «não gosta de ciganos», um leitor entende que «só deve haver igualdade de direitos com igualdade de obrigações, incluindo a [sua] cultura de impunidade e de incumprimento das regras que a todos obrigam». Sem deixar de conceder que o seu modo de vida tradicional à margem dos padrões vigentes tem sido um dos fundamentos da cultura anticigana, é de anotar que não é preciso gostar de uma minoria para a respeitar, enquanto pessoas,