sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Eleições parlamentares 2022 (21): Golpe de última hora de Rui Rio?

Desdizendo tudo o que até agora tinha dito sobre "deve-governar-quem-vencer-as-eleições" e sobre a repetida negação de qualquer acordo de governo com o Chega e rejeição de uma "geringonça de direita" em Lisboa, Rui Rio veio admitir explicitamente nesta entrevista de encerramento da campanha eleitoral, que no caso de o PS vencer as eleições mas houver uma maioria de direita, a direção do PSD pode decidir a favor de uma alternativa de Governo com a "direita toda junta", ou seja, incluindo o Chega!

Com esta surpreendente reviravolta do líder do PSD, revelando um estratégia escondida até ao último momento, que envenena o clima partidário na véspera das eleições, a decisão eleitoral de domingo ganha novos contornos e a equação governativa resultante das eleições torna-se ainda mais complexa. Preparemo-nos para o pior...

Adenda
E nessa hipótese a Iniciativa Liberal também esqueceria todas as suas proclamações contra qualquer acordo de governo com o Chega? 

Adenda 2

Adenda 3
Um leitor pergunta se o PR nomearia um tal Governo. Mesmo discordando, o PR não poderia deixar de nomeá-lo, exigindo, porém - tal como Cavaco Silva em 2015 -, um acordo escrito do PSD com os demais partidos da eventual "maioria de direita", incluindo com o Chega.