sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Eleições parlamentares 2022 (20): Jornalismo politicamente enviesado

1. Para a notícia sobre a execução orçamental de 2021, ontem dada a público pelo Governo, o Diário de Notícias não encontrou melhor título do que este: «Governo corta mais 1,1 mil milhões no défice de 2021 que prometeu à esquerda em outubro» -, o que constitui um manifesto enviesamento político, desde logo porque em outubro o Governo não podia "prometer" mas somente estimar o défice. 
É verdade que o défice foi menor do que o projetado no orçamento, mas somente porque a receita cresceu muito acima do previsto, mais do que cobrindo a substancial aumento da despesa, incluindo mais 1000 milhões só em despesas de saúde. Por conseguinte, não fora o crescimento da economia (mais receita fiscal) e do emprego (mais contribuições para a SS) e a entrada de novos fundos da UE, o défice não teria sido menor, mas sim significativamente maior, por causa da boa taxa de execução da despesa orçamentada, muito acima da de anos anteriores

2. Ora, os orçamentos são acima de tudo um instrumento de limitação da despesa pública, sendo a previsão da receita uma simples estimativa, que não está nas mãos do Governo controlar. O défice orçamental é um teto a não "furar", não uma meta a atingir. Por isso, o aumento imprevisto da receita não dá ao Governo licença para aumentar correspondentemente a despesa, devendo antes ser aproveitado para reduzir o défice (limitando ao aumento da dívida pública), o que o Governo só fez em parte. 
Por conseguinte, o título da notícia não é jornalisticamente sério, por politicamente inquinado. Nem os líderes do BE e do PC se atreveriam a tal manipulação política! 
[revisto]

Adenda 
Para ver um título decente para a mesma notícia basta ver o Público: «Execução da despesa sobe em 2021, receita acima do previsto compensa». Rigoroso e objetivo. Shame on DN!