terça-feira, 17 de março de 2015

Crise grega (3)


Este argumento de racionalidade política (colhido aqui) valeria para um governo responsável normal. Mas duvido que funcione no caso do aventureirismo irresponsável do Governo Syriza. Com os cofres vazios e já a recorrer a "empréstimos" dos fundos de segurança social, o Governo grego continua a "marimbar-se" para os compromissos que assumiu para receber a fatia do empréstimo da troika que ainda lhe cabe. Entre perder a face política e arrastar o pais para a saída do euro, o Syriza opta por caminhar maquinalmente para o abismo.
É de admitir que a visita de Tzipras a Berlim na próxima semana, a convite de Merkl, seja a última tentativa de chamar o governo grego às suas responsabilidades e obrigações na manutenção do país no euro. Mas nada indica que a razão de Estado prevaleça sobre o fanatismo doutrinário...

Adenda
O Syriza prossegue metodicamente na sua agenda de provocação política, desta vez desencadeando uma suposta "auditoria" sobre a divida pública  «para saber que parte desta dívida foi utilizada para o bem comum e, como tal, é legal e deve ser paga, e que parte foi mal gasta e, portanto, é ilegal». Portanto, a legitimidade dos empréstimos depende do uso que a própria Grécia lhes deu, na opinião dos "avaliadores" escolhidos pelo Syriza! Ou seja: quem pediu dinheiro é que agora vai decidir se os os créditos dos emprestadores são "legais"?!...

Duas questões controversas

O facto de serem imputados a um ex-primeiro-ministro supostos crimes praticados no exercício de funções suscita duas questões jurídicas controversas quando a pessoa em causa já não exerce essas funções, pelo facto de a lei penal e processual penal não preverem explicitamente essa hipótese.
A primeira questão consiste em saber a que tribunal (STJ ou tribunal penal de 1ª instância) compete o eventual julgamento desses alegados crimes, bem como a supervisão da instrução, incluindo a decisão sobre a prisão preventiva. Foi essa a questão sobre que versou a decisão de ontem do STJ, tendo o tribunal decidido que a questão não é suficientemente clara para justificar a libertação em sede de habeas corpus, devendo por isso ser apreciada em sede de recurso ordinário da prisão preventiva (que está pendente).
A segunda questão consiste em saber se tais eventuais crimes devem ser qualificados como "crimes de responsabilidade" (por terem sido alegadamente praticados por titulares de cargos políticos no exercício de funções), para efeitos do regime penal especial destes, incluindo por exemplo o agravamento das penas e os efeitos das penas. Essa questão só virá a ser definida aquando da eventual acusação, se vier a existir.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Asfixia antidemocratica


Há meia dúzia de anos, na fase final do primeiro Governo Sócrates, a direita inventou a expressão "asfixia democrática", a propósito de uma alegada (mas inexistente) ocupação governamental do Estado.
O que dizer então agora, quando a direita tem a presidência da República, a maioria parlamentar e o Governo (mais a PGR...), quando o recrutamento dos altos dirigentes da Administração pública é uma coutada governamental (sendo sistematicamente rejeitados os candidatos socialistas selecionados pela CRESAP) e quando o domínio político da comunicação social vai ao ponto de o "comentário político" nas três televisões de sinal aberto (incluindo na TV pública!) ser um escandaloso monopólio de três antigos ministros do PSD, dois deles antigos líderes?
Agora, a qualificação mais apropriada da situação só pode ser a de asfixia antidemocática.

Plano B



O título desta peça pode ser especulativo, mas parece lícito admitir que o PS não descarta por ora a hipótese de vir a apoiar Sampaio da Nóvoa na corrida presidencial, caso falhe uma candidatura "da casa" (Guterres, Vitorino, etc.). Não por acaso, ele foi um dos independentes convidado a discursar no Congresso do PS que consagrou a liderança de António Costa (na foto).
Resta saber se a sua proximidade às esquerdas alternativas e a sua visão intervencionista do cargo presidencial são as melhores credenciais para um candidato vencedor a Belém e se são de molde a tranquilizar um futuro governo do PS em matéria de estabilidade governativa.

sábado, 14 de março de 2015

Os poderes do Presidente


1. Concordo com a ideia de que o governador do BP não deve ser nomeado livremente pelo Governo, tendo eu defendido publicamente que o indigitado passe previamente por uma audição parlamentar pública na comissão parlamentar competente, tal como já hoje sucede com os demais reguladores independentes, no termos da nova lei-quadro de 2013.
Penso mesmo que o PS deveria ter feito deste ponto uma "linha vermelha" aquando da aprovação da lei. Nesse ponto a nova proposta do PS é bem-vinda.

2. Quanto à ideia de nomeação pelo Presidente da República, mesmo que fosse politicamente defensável (o que está por provar...), ela tem o "pequeno" problema de não ser viável sem revisão constitucional, visto que os poderes do PR são os definidos na Constituição (e assim tem de ser num Estado de direito constitucional). Ai de nós se admitíssemos o alargamento dos poderes do PR por qualquer maioria parlamentar ad hoc à margem da Constituição.
Além disso, a admitir dar ao PR esse importante poder numa próxima revisão constitucional, isso não deveria ser feito de forma avulsa, mas sim a troco da moderação de outros poderes presidenciais, por exemplo, o poder de dissolução parlamentar (atualmente discricionário).

Adenda
Recordo que quando estava na oposição o PSD também defendia a nomeação dos presidentes de todas as autoridades reguladoras (incluindo o governador do BP) pelo Presidente da República, ideia que sempre combati e que o PSD assisadamente abandonou quando chegou ao Governo. É sempre prudente os partidos de governo não avançarem na oposição com ideias precipitadas, que depois se têm de "meter na gaveta" quando no Governo.

Doping

O programa de "expansão monetária" do Banco Central Europeu, através da compra maciça de dívida pública aos investidores (nomeadamente os bancos), já está a produzir os efeitos pretendidos na descida das taxas de juro e na desvalorização do euro, em consequência da inundação do mercado com euros frescos.
Com isso matam-se dois coelhos de uma cajadada: com a redução dos juros diminui-se a despesa com os encargos da dívida pública, aliviando o défice orçamental; com a desvalorização do euro estimulam-se as exportações e encarecem-se as importações, melhorando o saldo comercial externo. Tanto a redução dos juros como o fomento das exportações vão dinamizar a retoma económica e a criação de emprego. Em Portugal, portanto, o próximo Governo vai beneficiar de condições económicas e orçamentais mais favoráveis.
O único problema com este doping monetário é que ele é por natureza transitório, devendo cessar logo que a inflação de aproxime dos 2%. Importa por isso não relaxar os esforços (agora menos penosos por efeito da prodigalidade do BCE) de consolidação orçamental sustentável e de aumento da competitividade estrutural da economia, para que o fim do programa de estímulo vindo de Frankfurt não faça renascer os velhos problemas orçamentais e das contas externas. A crise por que passámos não pode ser desperdiçada.

Adenda
Com este quadro, cortesia do BCE, as metas oficiais de crescimento económico, de saldo orçamental e de saldo das contas externas para este ano em Portugal devem ser atingidas (se não ultrapassadas) com relativa facilidade. Mais uma vez, o Governo prepara-se para colher os louros de obra alheia.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Notícias que nascem velhas

A notícia de que Carvalho da Silva está disponível para ser candidato à presidência da República é daquelas que antes de o serem já o eram, neste caso desde que ele deixou o PCP sem se conhecer nenhuma divergência séria com o partido.
Resta saber que forças políticas à esquerda do PS podem vir a apoiá-lo (sendo improvável o do PCP e problemático o do BE). O facto de tomar a dianteira (sendo o primeiro candidato-a-candidato assumido) não lhe garante nenhuma vantagem. A inscrição para a grelha de partida das eleições presidenciais ainda não está aberta.

Antologia da demagogia tabloidística


E depois? O que é que justifica uma manchete destas? Há algo de ilícito ou de censurável nessa contratação? Não é óbvio que Costa tinha qualificações para o serviço para que foi contratado? A generalidade dos funcionários dos partidos não são militantes dos respetivos partidos? Um ex-governante, que não tenha emprego cativo à espera dele (como tantas vezes acontece), é obrigado a ficar sem rendimentos ou a ir precipitadamente para a atividade privada, mesmo que queira continuar uma carreira política?

quarta-feira, 11 de março de 2015

Escrutínio político


Assim começa -- com uma declaração apócrifa de Cavaco Silva -- a minha coluna semanal de hoje no Diário Económico, sobre o escrutínio parlamentar do cumprimento das obrigações tributárias de Passos Coelho

terça-feira, 10 de março de 2015

Crise grega (2)

O parlamento grego tem 300 deputados, 50% mais do que o parlamento português, para uma população similar. Não consta que o Syriza vá votar a redução do número de deputados (que estava na agenda do governo anterior).
Entre as regalias dos deputados gregos inclui-se, além de segurança pessoal, o direito de requisitar um carro pago pelo Parlamento, direito que o Syriza não revogou e a que renunciaram menos de 50 deputados, de vários partidos. A verba orçamental para esta despesa atinge 3.2 milhões de euros...
regalias em que a esquerda radical não mexe quando delas beneficia, mesmo quando invoca a existência de uma catástrofe humanitária no País...

Adenda
Quando um partido de extrema-esquerda faz governo com um partido de direita nacionalista, o resultado pode ser tóxico. O desbocado ministro da defesa de Atenas acaba de ameaçar que, se a UE não socorrer a Grécia, haverá uma "inundação de milhões de imigrantes económicos" na Europa, incluindo "alguns jihadistas do Estado Islâmico"!
Já não basta ao Governo esquerdista-nacionalista querer ignorar as regras da moeda única; há quem pretenda pisar também as regras da União.

Adenda (2)
«A Grécia está a ficar sem tempo, sem dinheiro e sem amigos».

Deontologia bancária


Sim. Faria de Oliveira tem razão quando reclama um compromisso de deontologia profissional para os banqueiros. Não ando a exigir menos desde este texto de 2009 sobre "ética bancária".
O problema é que, a cada escândalo bancário nos últimos anos (BCP, BPN, BPP e BES), não ouvimos uma firme condenação deontológica da Associação de Bancos Portugueses, a associação profissional do setor.
No site da APB há um código de conduta das instituições de crédito enquanto funcionam como entidades de mediadoras de valores mobiliários. Mas mesmo nessa vertente não tenho notícia de nenhum processo nem de nenhuma sanção disciplinar...

Basta, Senhor Presidente!

"Podia aqui gastar esta e mais crónicas a desmontar a efabulação que o Presidente Cavaco Silva dá à estampa no último dos seus "Roteiros": a de que contribuiu decisivamente para a afirmação da política externa portuguesa durante os seus mandatos presidenciais. Mas não vale a pena recordar tristes episódios nas relações com Angola ou a entrada da ditadura Obiang na CPLP: bastará dizer que o Presidente não fez mais pela política externa porque nos últimos dez anos Portugal realmente não teve política externa, desinvestiu em capacidades de promoção dos seus interesses geo-políticos e económicos, incluindo as básicas de defesa e de segurança, e nem sequer política europeia teve: apurou-se quando muito na diplomacia costeira sob bússola barrosã, especializada em estranhos negócios de estrangeiros, das privatizações aos vistos dourados...
Há, todavia, limites para tudo. E as mais recentes intervenções públicas do Presidente Cavaco Silva suscitam-nos. Quer por tomar parte manhosa, mais uma vez respaldando o Primeiro Ministro em vez de o instar a assumir responsabilidades cívicas e políticas, procurando reduzir as exigências legítimas da oposição e do país indignado a mera controvérsia politico-partidária. Quer, por outro lado, a inaceitável tentativa de definir, com interesseiros propósitos de politica intra- e extra-partidária, o perfil do seu sucessor. 
Ambos os pronunciamentos levam-me a ter de dizer: Basta, Senhor Presidente! Poupe-nos e poupe-se! Reconduza-se, no já curto tempo de magistério que lhe resta, à máxima que um dia nos enunciou de que o "silêncio de um PR é de ouro".

(Transcrição de extracto da minha crónica desta manhã no Conselho Superior, ANTENA UM. Versão integral pode ser lida na ABA DA CAUSA, aqui http://aba-da-causa.blogspot.fr/2015/03/basta-senhor-presidente.html)

segunda-feira, 9 de março de 2015

Ridículo

Que Cavaco Silva tenha tornado público o seu perfil ideal de Presidente da República é matéria que cabe na sua liberdade de opinião, concorde-se ou não com o dito modelo. Que vários protocandidatos da direita se tenham apressado a proclamar que cabem no referido perfil (mesmo quando é óbvio o contrário...) é simplesmente ridículo.

A crise grega

A crise grega continua sem solução à vista, com o Governa Syriza a brincar com a sua situação periclitante na zona euro. Desafiando o acordo alcançado há duas semanas no conselho de ministros das finanças do euro, o governo grego tomou decisões que o contrariam e enviou agora para Bruxelas uma proposta de medidas que, embora positivas em si mesmas, fica muito aquém dos compromissos que assumiu em matéria orçamental.
Para agravar as coisas, o loquaz ministro das finanças do Syriza ameaçou com um referendo às medidas requeridas pela UE, o que só pode aprofundar a perda de confiança de Bruxelas no Governo grego. Entretanto, a situação orçamental do país vai-se degradando, por causa da quebra substancial da receita fiscal e da paralisação do programa de privatizações. O risco de a Grécia deixar de cumprir as suas obrigações financeiras internacionais vai-se adensando.
Como diz insuspeitadamente um dos membros proeminentes do comité central do Syriza, o governo grego entrou em modo de "desobediência controlada". Resta saber se os demais membros da zona euro vão aceitar complacentemente a ostensiva renegação de obrigações. Como nota um comentador em Atenas, aproxima-se o momento em que Tzipras vai ter de optar entre permanecer no euro e regressar ao drachma.

sábado, 7 de março de 2015

Um mau serviço à República

O Presidente da Republica poderia ter várias boas razões para não se pronunciar publicamente sobre o incumprimento das obrigações contributivas de Passos Coelho para a segurança social --, menos justamente a que utilizou publicamente, ou seja, a de não desejar intervir em "lutas político-partidárias".
Ao desqualificar assim uma questão importante, o Presidente da República não fez somente um "frete" indiscreto ao Governo; desqualificou também a luta pela responsabilidade e pela transparência dos titulares de cargos públicos no cumprimento das suas obrigações tributárias. Um mau serviço à República.

Adenda
Imagine-se que o primeiro-ministro em causa era José Sócrates: será que Cavaco Silva descartaria com o mesmo falso argumento a eventual recusa em tomar posição pública?

sexta-feira, 6 de março de 2015

Banditagem financeira

O relatório da "auditoria forense" à gestão do BES na sua fase terminal revela uma escandalosa sucessão de atos ilícitos dolosos, uns de natureza contraordenacional outros de natureza criminal, que se julgariam impensáveis.
Decididamente, depois dos casos do BPN e do BPP, o BES parece revelar uma maldição do país na sua exposição à banditagem financeira.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Assim vai este país

Recebi um aviso de pagamento de uma taxa moderadora referente a um dos hospitais do SNS de Coimbra. Qual não foi a minha surpresa quando verifiquei que o pagamento só podia ser feito nos próprios serviços ou por cheque ou vale de correio!
Pelos vistos, o pagamento por via eletrónica (multibanco ou transferência bancária) ainda não chegou a um dos principais hospitais do país. Continua a haver ilhas resistentes à simplificação administrativa e ao respeito pelos interesses dos utentes.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Ortofonia


Eis o cabeçalho da minha coluna semanal de hoje no Diário Económico, em defesa do respeito da norma fonética culta da língua portuguesa na comunicação e no discurso público.

Adenda
Há na televisão dois anúncios que exibem essa corrupção fonética da pronúncia lisboeta. Num deles o anunciante de uma lotaria europeia diz que ela faz criar "chêntricos" todos os dias (ele quer dizer "excêntricos"); noutro anúncio gaba-se a capacidade de uma mezinha de emagrecimento de eliminar os "chessos" de gordura (ela quer dizer "excessos"). 
Assim vai a língua portuguesa...

Adenda 2
Perguntam-me qual é a norma fonética culta da língua portuguesa. Para o Português europeu, que é o caso que importa para nós, a fonte mais autorizada é o Dicionário Contemporâneo da Língua portuguesa da Academia de Ciências de Lisboa (Lisboa, Verbo, 2001), que tem transcrição fonética das palavras.

Um pouco mais de rigor sff


Esta notícia (extraída do Diário Digital), além de inverosímil, é um disparate impróprio de qualquer publicação séria. De facto, como se diz na notícia originária, esse pseudo-ranking de "países miseráveis" respeita somente a 51 países (num total mundial de 195!) e utiliza como variáveis apenas a taxa de desemprego e a de inflação, e não, como é habitual, o rendimento ou a capacidade de aquisição das pessoas.
É fácil saber que Portugal figura em 42º lugar no ranking mundial de rendimento per capita harmonizado em "paridade de poder de compra" (PPC), o que não é propriamente "miserável" (há 150 países mais pobres).

terça-feira, 3 de março de 2015

Os mistérios do dinheiro desaparecido e do dinheiro aparecido

...Não quero terminar este rol deprimente sobre a injustiça fiscal e a realidade financeira em Portugal sem chamar a atenção dos ouvintes para um estranho mistério criado por este Governo: "o mistério do dinheiro aparecido", como escrevia há dias o Diario Económico.  Sim, ouviram bem, aparecido. Apareceram subitamente cerca de dois mil milhões de euros, investidos em certificados de aforro emitidos pelo Estado em Janeiro, após o anúncio pelo Governo de que a remuneração iria descer para as aplicações feitas em Fevereiro.  Ora, não se sabe de onde vieram esses dois mil milhões de euros! Como escreve o referido jornal: "Não vieram dos depósitos, que não sofreram tamanha fuga; não vieram dos fundos de investimento; não vieram sequer da bolsa" É claro que vieram de fora do no sistema. A questão é "se estavam em gigantescos colchões em casa dos subscritores", ou se vieram de proveniência mais exótica e ilícita, em mais um gigantesco esquema de branqueamento de capitais em que este Governo aparentemente nos está a especializar.
Esta é uma questão que o Governo vai ter de esclarecer, sobretudo agora que no recente relatório sobre o Semestre Europeu, a Comissão Europeia reconhece a injustiça no sistema fiscal em Portugal, instando o Governo a fazer mais contra a evasão fiscal. Porque não vejo este assunto a merecer a atenção que deve ter em Portugal, escreverei hoje mesmo ao BCE e à Comissão Europeia, alertando-os para a necessidade de pressionar o Governo a esclarecer este "mistério do dinheiro aparecido".

(Transcrição da minha crónica no "Conselho Superior" da ANTENA UM ontem. A versão  integral pode ser lida na ABA DA CAUSA aqui http://aba-da-causa.blogspot.be/2015/03/os-misterios-do-dinheiro-desaparecido-e.html)

Mais obrigações (2)

Ao contrário do que foi dito publicamente por alguns, a prescrição não extingue a obrigação para o devedor, apenas a torna não exigível pelo credor. Como é evidente, um governante não pode invocar a prescrição de obrigações públicas. Seria um escândalo.
O primeiro-ministro cometeu uma falta grave ao não pagar imediatamente a dívida logo que teve conhecimento dela, fazendo-se esquecido e só efetuando o pagamento anos depois, quando foi confrontado por um jornal com a questão. É claro que por si nunca pagaria a dívida! Uma falta dessa gravidade não pode passar politicamente impune.

Adenda
Ao contrário do que se defende aqui, o incumprimento de obrigações públicas não integra a "esfera da vida privada" e a falta de pagamento da dívida das contribuições em atraso por Passos Coelho a partir de 2012, quando teve conhecimento dela, já ocorreu com ele como primeiro-ministro. Por isso, a responsabilidade política é incontornável.

Adenda 2
A defesa de Passos Coelho no encerramento das jornadas parlamentares do PSD, dizendo que ao contrário de outros não utiliza o cargo para enriquecer (insinuando que outros, não nomeados, o terão feito) não foi feito com a cabeça mais sim com as vísceras e o que revela da falta de escrúpulos políticos do primeiro-ministro não é bom de ver.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Mais obrigações

1. A falha de Passos Coelho na questão das contribuições para a segurança social é grave não pode ser politicamente desvalorizada, muito menos desculpada.
Primeiro, não é aceitável a desculpa de não se ter dado conta do incumprimento da obrigação. Um político e deputado como ele não pode invocar desconhecimento nem esquecimento de uma obrigação que ninguém ignora.
Segundo, depois de ter sido detetada a falta, entretanto legalmente prescrita, Passos Coelho, já como primeiro-ministro, absteve-se de cumprir o dever moral e republicano de saldar imediatamente a dívida, só o tendo feito quando o assunto estava na iminência de vir ao conhecimento público.

2. Os titulares de cargos políticos têm uma obrigação reforçada de cumprir zelosamente as obrigações tributárias, especialmente no caso das contribuições para a segurança social (que são contrapartida dos correspondentes benefícios), e de se apressarem a corrigir as falhas logo que detetadas. Vários ministros perderam outrora o lugar por falhas fiscais (ou por simples suspeita delas).
Costumo dizer que os membros do Governo deveriam fazer prova antecipada de terem cumprido todas as obrigações tributárias antes de tomarem posse e que o único modo de o fazerem é disponibilizarem o acesso aos seus registos fiscais e da segurança social.
Cada vez mais, a transparência tributária e financeira vai-se tornar um ónus dos titulares de cargos políticos. Um primeiro-ministro não devia poder invocar o sigilo tributário.

domingo, 1 de março de 2015

Assim vai este país


De visita a Santarém, este sábado de manhã, começo por dirigir-me ao posto municipal de turismo: fechado aos sábados e domingos! O mesmo sucede com os principais monumentos da cidade, sucessivamente: Igreja do Seminário, fechada; Convento de São Francisco, fechado, Igreja da Graça, fechada; igreja de S. João de Alporão, fechada. Tenho de contentar-me com o aspeto exterior dos monumentos e com a vista das Portas do Sol sobre o Tejo e os campos ribeirinhos (na imagem).
Fico a pensar que há cidades que não querem ser visitadas.

"Radicalização do centro"

Tenho ouvido recorrentemente a tese de que, com a austeridade e a crise social que ela criou, o centro político se radicalizou à esquerda, pelo que a esquerda governante tradicional, representada pelos partidos socialistas, deve acompanhar essa deslocação, sob pena de perder espaço para os partidos da esquerda radical (os antigos ou os novos).
Parecendo que essa tese é confirmada pelos factos políticos na Grécia e em Espanha (onde os partidos socialistas são considerados corresponsáveis pelas políticas de austeridade), tal parece não ser, porém, o caso entre nós, onde o PS esteve na oposição durante todo o "programa de ajustamento". Apesar do aparecimento de novos partidos à esquerda do PS, aumentando a fragmentação da esquerda política, as sondagens eleitorais não revelam nenhuma subida substancial desses partidos no seu conjunto.
E, sendo assim, uma eventual tentação do PS para seguir a alegada "radicalização política" corre o risco de alienar esse mesmo centro, o qual, dados os custos sociais do "ajustamento" orçamental e económico, pode estar mais recetivo a uma alternativa governativa de esquerda moderada, mas que continua a ser, como sempre foi, hostil ao radicalismo político. O previsível insucesso governativo do Syriza, cuja vitória tanto entusiasmou a esquerda radical europeia, pode ser uma bom teste político.

Dor de cabeça


Se os resultados das eleições legislativas deste ano correspondessem a esta previsão (sondagem publicada pelo Expresso), a próxima equação governativa seria uma dor de cabeça.
Além de revelar que a direita coligada pode ainda disputar o resultado final e que a fragmentação partidária à esquerda do PS só ajuda à direita, a sondagem mostra que continua a não existir uma dinâmica para uma maioria absoluta do PS (muito menos da coligação de direita).
Ora, por um lado, excluindo o PCP e o BE, que se excluem de qualquer solução governativa compatível com a UE, não há margem para uma coligação maioritária do PS com os novos partidos.
Por outro lado, o facto de o PSD e o CDS irem em coligação às eleições dificulta alianças governativas com o PS. Se este ganhar, não quererá entrar num menage à trois com ambos, o que exigiria a dissolução da coligação. Se o PS perder, muito menos estará disponível para ser "pau de cabeleira" de um governo a três, sobretudo se a aritmética eleitoral mostrar que, descontado o efeito da coligação à direita, o PS terá sido o partido mais votado.
O atual Presidente da República, que ainda presidirá à formação do próximo governo, já disse que o este tem de ter apoio parlamentar maioritário, para assegurar a governabilidade e a estabilidade governativa. Porém, se o quadro parlamentar pós-eleitoral fosse este, isso não se afigura fácil.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O dinheiro vem do céu

Há umas décadas o PCP animou a campanha do "não pagamos" contra o aumento de propinas no ensino superior (tal como animou mais recentemente a luta contra as portagens nas SCUT). Perdida essa batalha, regressa agora com a proposta de suprimir as propinas.
No entanto, o  PCP continua a não explicar duas coisas; (i) de onde é que viria o dinheiro para manter e desenvolver as universidades e politécnicos, que entretanto aumentaram em número e em custos; (ii) que justiça social é que há em facultar ensino universitário gratuito a quem o pode pagar (e que antes de mais proporciona vantagens a quem obtém um grau académico) e fazê-lo pagar pelos impostos de muitos que não tem nenhuma possibilidade de o terem.

Adenda
Tal como outrora, continuo a defender o aumento da propinas no ensino universitário (embora não no ensino politécnico), por várias razões: (i) porque as atuais propinas não pagam senão uma pequena fração dos custos do ensino superior; (ii) para permitir aliviar a carga fiscal geral; (iii) para permitir dedicar mais recursos ao financiamento de bolsas de estudo para quem não tem meios próprios para custear o ensino superior; (iv) para aumentar os recursos próprios das universidades, que é condição da sua autonomia; (v) por uma questão de justiça social (os que não podem frequentar o ensino superior, por razões económicas ou outras, não devem ser chamados a subsidiar os que o podem fazer e que podem pagar).

Não dá para perceber...

... o aranzel criado dentro e fora do PS pela alegada gaffe de António Costa num discurso à comunidade chinesa residente no país.
Por um lado, seria uma irresponsabilidade política não admitir que "o país está diferente", para melhor, em termos económicos e financeiros, em consequência do programa de assistência externa (incluindo com a contribuição do investimento estrangeiro chinês); por outro lado, reconhecer isso em nada coonesta os enormes custos sociais para o País do programa de ajustamento, tal como executado pelo Governo (mais pobreza, mais desigualdade, mais desemprego. mais emigração).

Adenda
É de lamentar a saída de Alfredo Barroso por causa disto. Mas, na verdade, a decisão não surpreende, pois era notória há muito a sua desafeição em relação ao PS e a sua aproximação ao BE. Por experiência própria (há muitos anos...),  penso que quando saem de um partido onde militaram muitos anos as pessoas não o fazem de ânimo leve, nem "de cabeça quente"; há muito encaravam essa possibilidade, só precisando de uma boa oportunidade para a concretizar...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

E os mexilhões pagaram mesmo uma pesada fatura

O Relatório da Comissão Europeia sobre Portugal hoje publicado é particularmente crítico sobre o impacto social negativo da recessão e do programa de ajustamento tal como aplicado pelo Governo Português, nomeadamente sobre os cortes nas prestações sociais. Tal como eu próprio referi aqui, o fundamentalismo governamental levou ao enfraquecimento da rede de proteção social dos mais vulneráveis, reduzindo a capacidade de contrariar a crise social.
O Governo insiste em sublinhar o sucesso do programa de resgate quanto aos seus objetivos diretos (regresso aos mercados da dívida pública, redução do défice orçamental e do défice comercial externo, fim da recessão, etc.), aliás com resultados tardios e incompletos em muitos aspetos como a Comissão sublinha neste relatório. Mas o que está em causa é saber se os mesmos resultados não poderiam ter sido alcançados com menores custos, desde logo quanto à profundidade da crise social, se o Governo não tivesse optado à cabeça por ir "além da troika" em matéria de austeridade e por não poupar nos cortes das prestações sociais básicas (rendimento social de inserção, subsídio de desemprego, prestações familiares, etc.).
É essa responsabilidade política que está por apurar. O Governo não pode levar a mérito seu o que correu bem e "chutar" para troika os custos sociais da austeridade orçamental. Esta não justifica tudo, muito menos as opções que cabiam na discricionariedade política do Governo quanto à sua implementação.

Adenda
O Tribunal Constitucional acaba de declarar inconstitucional (e bem) uma norma deste Governo, de 2012, que retirava o rendimento mínimo aos portugueses que morassem em Portugal há menos de um ano. Já em 2003, o então governo Durão Barroso tentara retirar o direito ao RMG aos jovens com menos de 21 anos. Decididamente, a direita não gosta do RMG (contra o qual votou em 1996, quando ele foi criado pelo Governo PS), que é uma espécie de rede de última instância contra a pobreza.

União


Esta sondagem de opinião revela uma clara subida do apoio à permanência do Reino Unido na UE, à medida que a recessão fica para trás e a situação económica britânica e na UE em geral melhora.
É de esperar, aliás, que, pelos mesmos motivos, o sentimento de confiança na União suba na generalidade dos Estados-membros, com perda de apoio político dos partidos e movimentos eurocéticos, à esquerda e à direita, tal como sucede com o UKIP britânico.

A exceção francesa

A França encontra-se entre os países advertidos pela Comissão Europeia por causa do seu défice orçamental excessivo. Mas o caso francês é muito mais grave do que os outros. A França já tinha beneficiado de um adiamento de dois anos para cumprir a limite de 3% no défice orçamental. Ora, a Comissão vai dar-lhe mais dois anos, até 2017, e prescinde de desencadear os mecanismos de sanção da França por incumprimento das regras orçamentais da União!
A "exceção francesa" torna-se mais grave por dois motivos: por o Comissário responsável ser francês e por a UE ter adotado recentemente uma posição firme face à tentativa grega de furar as regras da assistência financeira. Ora, não pode haver filhos e enteados nesta matéria. A imunidade francesa não é aceitável. 
Se se consente um tratamento especial para a França, como é que se pode exigir o cumprimento das regras aos demais países?