terça-feira, 10 de março de 2015

Crise grega (2)

O parlamento grego tem 300 deputados, 50% mais do que o parlamento português, para uma população similar. Não consta que o Syriza vá votar a redução do número de deputados (que estava na agenda do governo anterior).
Entre as regalias dos deputados gregos inclui-se, além de segurança pessoal, o direito de requisitar um carro pago pelo Parlamento, direito que o Syriza não revogou e a que renunciaram menos de 50 deputados, de vários partidos. A verba orçamental para esta despesa atinge 3.2 milhões de euros...
regalias em que a esquerda radical não mexe quando delas beneficia, mesmo quando invoca a existência de uma catástrofe humanitária no País...

Adenda
Quando um partido de extrema-esquerda faz governo com um partido de direita nacionalista, o resultado pode ser tóxico. O desbocado ministro da defesa de Atenas acaba de ameaçar que, se a UE não socorrer a Grécia, haverá uma "inundação de milhões de imigrantes económicos" na Europa, incluindo "alguns jihadistas do Estado Islâmico"!
Já não basta ao Governo esquerdista-nacionalista querer ignorar as regras da moeda única; há quem pretenda pisar também as regras da União.

Adenda (2)
«A Grécia está a ficar sem tempo, sem dinheiro e sem amigos».