segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Uma democracia proibe os media?

Israel costuma gabar-se de ser uma democracia.
Mas é digno de uma democracia impedir a imprensa nacional e estrangeira de observar directamente no terreno uma operação militar que descreve como de "auto-defesa" contra o bando terrorista do Hamas? Ainda por cima depois do seu Tribunal Supremo ordenar que o acesso fosse facultado?
É digno de uma democracia impedir a imprensa nacional e estrangeira de cobrir uma guerra, correndo os riscos que tiver de correr, que entender correr?
Não, claro. E tratando-se de um Estado democrático, e não de um qualquer bando armado, só sai agravada a indignidade cometida.
Tanto mais que a proibição de acesso de jornalistas, mais do que poupar vidas aos repórteres de guerra, visa impedir o mundo de acompanhar a extensão das atrocidades infligidas aos civis inocentes aprisionados em Gaza. Homens, mulheres, velhos e crianças que já viviam na prisão miserável que o Hamas mantinha a chicote por dentro e Israel cercava e bloqueava por fora. E que hoje desesperam de fome, sede e terror na prisão em chamas dantescas em que esta operação de Israel transformou Gaza.