quinta-feira, 18 de agosto de 2011

"Enkontrus de Baucau" - VIII




A Pousada de Baucau já foi "Hotel Flamboyant" de má memória, e não só para os interrogados e torturados.
Desde 2002, voltou a ser a Pousada de Baucau, por impulso de Xanana, empenho de D. Basilio, esforço e perseverança do meu amigo Dr. Henriques de Jesus e de todos quantos lá trabalham e trabalharam, ao longo destes nove anos, incluindo a espantosa Felicidade, que nos deu a felicidade de ser pilar dos Enkontrus e a D. Norberta, hoje empresária e cozinheira da «Pérola de Baucau», onde empanturrou de saborosa comida a equipa dos Enkontrus. Ah, é claro, e com apoio da Direcção Geral de Economia de Portugal (obrigadinha oh Mena!, a obra lá está e recomenda-se).
Agora a Pousada está a alargar-se e vai depois ser renovada.
A nova sala de conferâncias estava a montar o telhado e os construtores não dispensaram o tradicional sacrificio de uma cabra para molhar com sangue dela o "gamut" e abençoar a construção...


Junto à Pousada, nos tempos de má memória do "Flamboyant", apareceram várias vazes corpos a boiar na piscina. Depois, sempre que lá fui, estava vazia e abandonada. Agora, pela primeira vez, via-a cheia e com miudagem a mergulhar.


Na Pousada os Enkontrus proporcionaram um encontro entre responsáveis de Baucau com interesse em desenvolver o turismo e a hotelaria e os dirigentes da Escola Superior de Turismo do Estoril, Fernando Moreira e João Leitão, que se agregaram à equipa dos Enkontrus (e se mostraram uns companheirões). Incentivaram o Eco-turismo e o Turismo de Aldeia. E no próximo ano já vão ter sete formandos timorenses no Estoril, nos termos de um protocolo assinado com a embaixada de Timor Leste em Lisboa. Incluindo a nossa providencial Felicidade.