terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Vertigem grega (16)

1. A crise grega terminou a sua fase aguda da única forma que poderia terminar se a Grécia queria manter-se no euro, ou seja, com um pedido de prolongamento do resgate em vigor, com as correspondentes obrigações orçamentais (a "primeira lista" hoje aprovada não esgota as obrigações da Grécia) e o necessário controlo do trio de credores.
Em  troca a Grécia "ganhou" o que nunca perdera nem lhe podia ser retirado, ou seja, como aqui se defendeu, a possibilidade de adotar medidas de alívio da crise social que possam ser financiadas sem pôr em causa as metas de consolidação orçamental.
Resta ver se o governo Syriza cumpre, como se espera, os compromisso assumidos, sem o que não pode receber a fatia do financiamento remanescente do bail-out agora retomado e prolongado.

2. O problema é que o prolongamento da assistência externa dura somente mais quatro meses e logo depois a Grécia tem de amortizar dívidas de montante elevado. Considerando que a Grécia não obteve nenhuma concessão quanto à divida e que dificilmente conseguirá voltar logo ao mercado da dívida a juros razoáveis, vai ser provavelmente necessário negociar um novo acordo de assistência financeira, isto é um terceiro resgate, com as necessárias condições e controlo externo em matéria orçamental.
Ou seja, tendo começado por recusar todo e qualquer acordo de resgate, a começar pela desvinvulação unilateral do que estava em vigor, o governo Syriza pode acabar por ter de se submeter a dois...

Adenda
Para quem acha que eu exagero a dimensão do insucesso negocial do governo Syriza, ver esta visão de dentro do próprio.