quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Livres & Iguais (19): Corrida pelos Direitos Humanos

1. Uma das mais originais e mobilizadoras iniciativas das Comemorações dos 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, sob o lema "Livres e Iguais", é a Corrida pelos Direitos Humanos, que vai realizar-se no próximo dia 9 de dezembro, com edições simultâneas em cinco cidades do País - uma por cada região (Norte / Braga, Centro / Coimbra, Lisboa e Vale do Tejo / Odivelas, Alentejo / Portalegre e Algarve / Portimão), e que se prevê mobilizar milhares de jovens (e não jovens...).
Na imagem o cartaz relativo à corrida de Coimbra, cujo programa se pode ver AQUI.

2. Trata-se de uma realização da Secretaria de Estado do Desporto, do Ministério da Educação, em parceria com as câmaras municipais locais e com o valioso apoio da Sportzone, que fornece as t-shirts estampadas com o logótipo da corrida (na imagem) e o das Comemorações.
Tenho por certo que eventos desportivos como este são mais suscetíveis de mobilizar a atenção os jovens para a importância dos direitos humanos do que muitas sessões de formação e muita literatura sobre o tema, para além de poderem atrair a atenção da imprensa local, dando visibilidade ao assunto.
A pedido da organização, redigi o seguinte lema para a iniciativa: Correr pelos direitos humanos é duplamente virtuoso: em prol do bem-estar pessoal e do bem-estar da Humanidade”.