segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Terra Brasilis (8): O declínio do PT

As eleiçóes muncipais brasileiras, que ontem se concluíram com a segunda volta nos municipios maiores, saldaram-se por um pesado revés eleitoral do PT, que perde a presidência em dezenas de muncipios e deixa de governar qualquer das capitais de estado. No estado de Sao Paulo, tradicional base eleitoral do PT, o seu candidato nem sequer foi à segunda volta, tendo-se ficado por uma modestíssima votação na primeira volta.

Em contrapartida, o PSOL, à esquerda do PT, registou importantes ganhos eleitorais, incluindo a prefeitura de Belém do Pará. Mais importante do que isso, pode ter encontrado em Gulherme Boulos, o seu candidato à prefeitura de São Paulo, onde obteve a significativa marca de 40%, um candidato credível para disputar as eleições presidenciais de 2022 em melhores condições do que o PT, que continua atavicamente agarrado ao legado de Lula da Silva, sem a renovação que se impõe.

Com a subida do PSOL à custa do PT, o risco em 2022 é a eleição presidencial ser disputada à direita, entre a direita populista de Bolsonaro e o centro-direita do PSDB ou do "centrão",com a esquerda fora de jogo...