quarta-feira, 9 de junho de 2004

O meu testemunho

Costumo dizer que a grandeza das pessoas deve ser avaliada quando ocupam lugares de poder. O meu contacto com o Prof. António Sousa Franco foi mais próximo quando ele era Ministro das Finanças e eu era Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Economia de Coimbra. Por diversas vezes o convidei para participar em júris de provas académicas, trabalhos demorados, tantas vezes aborrecidos e sem visibilidade, e em outras outras iniciativas da Faculdade. Poderia, legitimamente, ter-se escusado a essas tarefas académicas, como muitos outros, em iguais circunstâncias, costumam fazer. Mas não. Atendeu-me pessoalmente o telefone, muitas vezes, e nunca deixou de vir.
Será este um pequeno testemunho de homenagem, que contei já muitas vezes, em especial, nas últimas semanas. Mas é sentido e feito da minha experiência pessoal.

Maria Manuel Leitão Marques