quinta-feira, 22 de novembro de 2018

15-anos-15 do CAUSA NOSSA !

1. Sim, foi há exatamente 15 anos, a 22 de novembro de 2003, que foi fundado o Causa Nossa, sendo dessa data a publicação do primeiro post, que definiu o "estatuto editoral" do blogue. Dada a conhecida grande taxa de mortalidade na blogosfera, a longevidade do CN constitui um feito, sobretudo estando em causa um blogue de opinião. Tanto basta para lhe assegurar um lugar na história da blogosfera nacional.
Como já foi assinalado noutras datas comemorativas, a ideia deste blogue resultou dos encontros de uma tertúlia constituída pelos fundadores (ver os nomes do cabeçalho do blogue, no topo da página), animada por Vicente Jorge Silva, que se reunia com alguma regularidade no restauranrte Casa Nostra, ao Bairro Alto, ainda hoje existente (na imagem), de cujo nome derivou o nome do blogue.

2. Dos fundadores só resta no ativo o autor destas linhas. Mas o espírito e as causas que animaram a fundação do CN não mudaram. Quando tantas coisas desapareceram ou se desfiguraram nestes anos todos, é bom saber que há algumas resilientes que não abandonam os princípios que presidiram à sua fundação.
Entretanto, para comemorar condignamente, todos os fundadores vão voltar ao Casa Nostra num dos próximos dias!