quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Voltar ao mesmo (21): Acima das possibilidades

1. A maior parte dos devedores em incumprimento grave de crédito ao consumo, segundo estes números da DECO, contraiu, além de um crédito imobiliário, nada menos do que quatro créditos ao consumo!
Decididamente, não aprendemos nada com as crises, continuando a haver tanta gente que acredita que pode viver acima das suas possiblidades, através do endividamento maciço.

2. Para além da insuficiência ou ineficácia dos mecanismos de prevenção do endividamento excessivo para contrariar as tentações consumistas que o mercado e os média celebram, o que estas situações recorrentes mostram é que carecemos essencialmente de uma cultura de cidadania que leve a sério uma ética de prudência e responsabilidade na gestão do orçamento pessoal. Importa suprir, quanto antes, o enorme défice de educação cívica e de literacia financeira que nos caracteriza como país.
Ao contrário do Estado, que pode atirar para os contribuintes da próxima geração as responsabilidade pelas suas dívidas de hoje, os particulares não podem...