Blogue fundado em 22 de Novembro de 2003 por Ana Gomes, Jorge Wemans, Luís Filipe Borges, Luís Nazaré, Luís Osório, Maria Manuel Leitão Marques, Vicente Jorge Silva e Vital Moreira
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
E os mexilhões pagaram mesmo uma pesada fatura
O Governo insiste em sublinhar o sucesso do programa de resgate quanto aos seus objetivos diretos (regresso aos mercados da dívida pública, redução do défice orçamental e do défice comercial externo, fim da recessão, etc.), aliás com resultados tardios e incompletos em muitos aspetos como a Comissão sublinha neste relatório. Mas o que está em causa é saber se os mesmos resultados não poderiam ter sido alcançados com menores custos, desde logo quanto à profundidade da crise social, se o Governo não tivesse optado à cabeça por ir "além da troika" em matéria de austeridade e por não poupar nos cortes das prestações sociais básicas (rendimento social de inserção, subsídio de desemprego, prestações familiares, etc.).
É essa responsabilidade política que está por apurar. O Governo não pode levar a mérito seu o que correu bem e "chutar" para troika os custos sociais da austeridade orçamental. Esta não justifica tudo, muito menos as opções que cabiam na discricionariedade política do Governo quanto à sua implementação.
Adenda
O Tribunal Constitucional acaba de declarar inconstitucional (e bem) uma norma deste Governo, de 2012, que retirava o rendimento mínimo aos portugueses que morassem em Portugal há menos de um ano. Já em 2003, o então governo Durão Barroso tentara retirar o direito ao RMG aos jovens com menos de 21 anos. Decididamente, a direita não gosta do RMG (contra o qual votou em 1996, quando ele foi criado pelo Governo PS), que é uma espécie de rede de última instância contra a pobreza.
União
Esta sondagem de opinião revela uma clara subida do apoio à permanência do Reino Unido na UE, à medida que a recessão fica para trás e a situação económica britânica e na UE em geral melhora.
É de esperar, aliás, que, pelos mesmos motivos, o sentimento de confiança na União suba na generalidade dos Estados-membros, com perda de apoio político dos partidos e movimentos eurocéticos, à esquerda e à direita, tal como sucede com o UKIP britânico.
A exceção francesa
A "exceção francesa" torna-se mais grave por dois motivos: por o Comissário responsável ser francês e por a UE ter adotado recentemente uma posição firme face à tentativa grega de furar as regras da assistência financeira. Ora, não pode haver filhos e enteados nesta matéria. A imunidade francesa não é aceitável.
Se se consente um tratamento especial para a França, como é que se pode exigir o cumprimento das regras aos demais países?
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
Agravamento da crise na Venezuela
"O assassinato de mais um jovem manifestante e a detenção violenta, sem mandado judicial e em violação da Constituição, de Antonio Ledezma, duas vezes eleito Presidente da Câmara de Caracas, são preocupantes desenvolvimentos que só vão radicalizar tensões no povo venezuelano, já exasperado pela escassez de bens essenciais, a corrupção, a precariedade e o desrespeito sistemático pela liberdade de expressão e outros direitos humanos básicos.
Não basta ter a maioria em eleições para viver em democracia - é preciso respeitar a oposição e as regras do Estado de direito.
Por isso exigimos a imediata libertação de António Ledezma e de Leopoldo Lopez, de outros opositores e de estudantes presos e pedimos ao Presidente Maduro que não enterre mais a Venezuela numa espiral conspirativa e repressiva, antes explore a via do diálogo nacional pacífico proposta no "Apelo aos venezuelanos para um acordo de transição nacional" que congrega alargado apoio na sociedade.
Este Parlamento deve quanto antes enviar à Venezuela uma missão para contactar os principais actores políticos,medo governo, oposição e sociedade civil e encorajar uma solução democrática e inclusiva, mantendo o calendário eleitoral."
(Minha intervenção no debate esta noite no plenário do Parlamento Europeu sobre a situação na Venezuela)
Mercado único da energia na UE
Eis o cabeçalho da minha coluna semanal de hoje no Diário Económico.
A anunciada Comunicação da Comissão sobre o tema acaba de ser publicada hoje mesmo.
Ficção
Primeiro, o novo governo grego desafiou toda a União e viu-se contrariado por todos os demais Estados-membros, de norte a sul, de leste a oeste, grandes e pequenos, ricos e pobres (incluindo os mais pobres do que a Grécia ). Segundo, tratou-se de um confronto entre, de um lado, a esquerda radical do Syriza e, do outro, os governos de todas as demais orientações políticas, incluindo conservadores, liberais e social-democratas (contando nestes a França, a Itália, a Áustria, etc, sem esquecer o SPD alemão).
2. O que justificou essa unanimidade foi a ideia de que a União não podia consentir que um Estado-membro do euro se permitisse renegar unilateralmente as regras comummente acordadas e aceites e os compromissos livremente assumidos com as instituições.
Por mim, não tive dúvidas em alinhar com a posição comum da União e com a posição dos social-democratas europeus na defesa da "constituição" da zona euro. A incontinente animosidade dos syrizistas domésticos contra mim desvanece-me.
[revisto]
Adenda 1
Não tendo tergiversado sobre a questão de princípio, também defendi desde o início a concessão de alguma margem de manobra para a Grécia, nomeadamente para atenuar a crise social, por exemplo aqui e aqui.
Adenda 2
Quanto ao leitor que afirma que eu fiquei "praticamente isolado à esquerda", devo dizer que, para além de a afirmação me parecer exagerada, me habituei há muito a manter posições firmes contra correntes emocionais. Mas anoto mais uma vez que, se o BE tivesse nos eleitores a influência de que goza na imprensa e nas redes sociais, dava para ganhar eleições...
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
Robins dos Bosques ao contrário
Choque da realidade
Saúda-se o pragmatismo e a flexibilidade, que todavia têm um senão: é que doravante os syrizistas perdem qualquer legitimidade ou autoridade para acusar algum governo, passado ou futuro, de "trair" ou "esquecer" os seus compromisso eleitorais ou de ter enganado os eleitores com promessas fantasiosas que sabiam não poder cumprir. Serão imediata e justamente confrontados com um sonoro: "e o governo Syriza!?"
Vertigem grega (16)
Em troca a Grécia "ganhou" o que nunca perdera nem lhe podia ser retirado, ou seja, como aqui se defendeu, a possibilidade de adotar medidas de alívio da crise social que possam ser financiadas sem pôr em causa as metas de consolidação orçamental.
Resta ver se o governo Syriza cumpre, como se espera, os compromisso assumidos, sem o que não pode receber a fatia do financiamento remanescente do bail-out agora retomado e prolongado.
2. O problema é que o prolongamento da assistência externa dura somente mais quatro meses e logo depois a Grécia tem de amortizar dívidas de montante elevado. Considerando que a Grécia não obteve nenhuma concessão quanto à divida e que dificilmente conseguirá voltar logo ao mercado da dívida a juros razoáveis, vai ser provavelmente necessário negociar um novo acordo de assistência financeira, isto é um terceiro resgate, com as necessárias condições e controlo externo em matéria orçamental.
Ou seja, tendo começado por recusar todo e qualquer acordo de resgate, a começar pela desvinvulação unilateral do que estava em vigor, o governo Syriza pode acabar por ter de se submeter a dois...
Adenda
Para quem acha que eu exagero a dimensão do insucesso negocial do governo Syriza, ver esta visão de dentro do próprio.
O Governo fez de "idiota útil" contra a Grécia
Finança internacional
O escândalo da filial suíça do HSBC (aqui um take do Expresso) não confirma somente a total falta de escrúpulos da finança internacional; mostra também que um mercado financeiro globalizado, com operadores que escolhem as jurisdições mais favoráveis (e nem sequer precisam de ser paraísos fiscais), não pode ser efetivamente regulado ao nível nacional mas somente ao nível global.
É necessário um mecanismo de regulação e supervisão internacional que proporcione mais transparência aos movimentos de capitais e defenda os Estados contra a maciça fuga aos impostos.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
A internacional bolivariana
A mais conspícua manifestação dessa cumplicidade ocorreu há alguma semanas no Parlamento Europeu, com a rejeição pelos deputados do GUE de uma moção que condenava essas violações, nomeadamente a detenção ilegal do presidente do município de Caracas. Convém lembrar que a "Esquerda Unida Europeia" junta os partidos comunistas e os da esquerda radical, incluindo o Bloco de Esquerda, o Podemos, o Syriza, etc.
Por conseguinte, o programa do Syriza não é somente incompatível com as regras da união monetária europeia e com a política de comércio externo da União mas também com a política externa da União em matéria de democracia e liberdades políticas. E a solidariedade internacional da esquerda radical europeia não tem a ver somente com a luta do Syriza pela "soberania económica" da Grécia.
Há solidariedades que comprometem.
Vertigem grega (15)
O que se tende a esquecer, apesar de ser igualmente evidente, é que apesar dessas dificuldades, os resultados já começaram a aparecer. No ano passado o défice orçamental já ficou abaixo dos 3% (melhor do que Portugal); a economia já cresceu e o desemprego começou a ceder, embora marginalmente; e os juros da dívida já tinham baixado o suficiente para que a Grécia pudesse aventura-se no mercado. O único ponto resistente continuava a ser o das exportações, não tendo a Grécia conseguido suprimir o seu défice de competitividade (que não depende somente dos preços internos).
2. Por isso, tendo já passado a fase aguda da austeridade, a questão da Grécia não consistia em adotar mais medidas de austeridade, mas sim em não desfazer o que foi feito (como o Syriza aventureiramente propunha) enquanto a economia e as finanças gregas não estiverem definitivamente a salvo. A Grécia corre o risco de morrer na praia, perdendo ingloriamente todos os sacrifícios destes cinco anos e desaproveitando a retoma económica iniciada.
O que falta na Grécia é concretizar as reformas estruturais que mal foram iniciadas, nomeadamente a racionalização do aparelho administrativo, a criação de uma verdadeira administração fiscal, a conclusão do programa de privatizações e a introdução de mais concorrência na economia.
3. Entretanto, desde a vitória do Syriza a situação orçamental e económica grega deteriorou-se claramente. As previsões de crescimento e de redução do défice orçamental já não devem ser alcançadas. Por isso, enquanto o anterior governo grego estava a negociar a saída do programa de resgate (que seria substituído por uma "linha cautelar"), agora já se fala na eventual necessidade de um terceiro resgate, prolongando a tutela financeira externa.
Desgraçadamente, os gregos podem ter perdido muito com a troca.
Mais "syrizistas" do que o Syriza
domingo, 22 de fevereiro de 2015
Declaração de princípios
Não me peçam, portanto, nem complacência nem silêncio. Penso, aliás, que a esquerda social-democrata vai pagar um custo elevado pelo namoro oportunista (aliás não retribuído...) com o Syriza e os seus avatares noutros países.
Adenda
Discuto e combato ideias e posições políticas, não ataco, nem insulto nem desqualifico pessoas. O contrário não é verdade, mas perdem tempo. Não lhes dou troco. Além de uma posição deontológica é também uma questão de ecologia pessoal...
[revisto]
Vertigem grega (14)
Mas o Governo grego pode aproveitar a oportunidade e o impulso político da UE para realizar as reformas de que o País carece e que continuam em grande parte por realizar: corte nos privilégios da elite política e económica, incluindo os da igreja ortodoxa (cujas salários e pensões são pagos pelo Estado!), reforma e racionalização da administração, criação de uma eficaz máquina fiscal e alargamento da base fiscal, liberalização da economia (ainda há preços tabelados no mercado de bens e serviços).
A realização dessas reformas não trará alívio imediato na austeridade orçamental a que o País está obrigado; mas criará as condições necessárias para um melhor desempenho económico, que só ele permitirá a geração de emprego e a realização sustentada dos excedentes orçamentais de que o País vai precisar para reduzir a dívida e para se manter no euro.
Amanhã veremos se a lista de reformas que Atenas vai transmitir aos demais governos da zona euro corresponde a um propósito de engagement leal e construtivo com a UE ou se se traduz na manutenção do clima de guerrilha e de confrontação que até agora têm pautado a conduta do Governo Syriza.
Adenda
É verdadeiramente patética a tentativa do governo Syriza e seus apoiantes para tresler o acordo com a UE e ver nele "uma batalha ganha" por aquele. Ver esta explicação em português entendível por toda a gente. Parece que outros comentadores leram uma versão diferente, provavelmente em grego...
sábado, 21 de fevereiro de 2015
Incompetência
Há alguns anos houve um Governo que procurou e conseguiu colocar-nos na vanguarda internacional da administração electrónica em muitos aspetos (cartão de cidadão, documento único automóvel, empresa na hora, etc.).
Pelos vistos, foi exemplo sem continuidade...
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
Vertigem grega (13)
Em troca, além de salvar os bancos do colapso (que vão retomar o financiamento do BCE) e de receber a fatia que faltava do empréstimo ao abrigo do programa de assistência em vigor (desde que cumpra as obrigações em falta), o Governo grego obtém autorização para tomar medidas de atenuação da crise social (o que é bem-vindo) e uma eventual revisão do excedente orçamental primário previsto para este ano, se uma evolução económica menos positiva do que o previsto o justificar.
2. Tudo bem quando acaba bem? Nem tudo. Por um lado, as eleições e a vitória do Syriza afetaram negativamente a economia e a cobrança de impostos, agravando a situação económica e orçamental; por outro lado, tudo agora depende da capacidade do Governo grego para cumprir e fazer cumprir de boa fé o acordo que a contre-coeur celebrou com a UE (a começar pela lista de compromissos a entregar na próxima segunda-feira).
Acima de tudo, porém, prevaleceram os princípios e as regras da zona euro, bem como o respeito pelos compromissos tomados, sobre o voluntarismo ideológico, a irresponsabilidade política e a má fé negocial da esquerda radical.
Adenda (1)
Um nota humilhante para a Grécia (que traduz a falta de confiança de Bruxelas em Atenas) é o facto de os 11 000 milhões de euros que tinham sido emprestados à Grécia para eventual recapitalização dos bancos gregos, e que o Governo Syriza queria desviar para outros fins, vão voltar à UE, ficando confiados à guarda do ECB, não vá o diabo tecê-las...
Adenda (2)
«Um país não pode pedir apoio e formular as condições» (Dijsselbloem). Nem mais!
Lei de bronze?
O que VB continua sem explicar é se considera que a divisão entre "países excedentários" e "países deficitários" é uma condenação inerente à zona euro (união monetária sem união económica, orçamental e fiscal), sendo uma espécie de "lei de bronze", ou se ela poderia ter sido corrigida, ou pelo menos atenuada, por políticas apropriadas nos países deficitários, de contenção na despesa pública, de aposta na educação e na qualificação profissional, de flexibilização das relações laborais e moderação salarial, de investimento na competitividade e na internacionalização, de atração de investimento estrangeiro, etc..
Quando penso que, com a entrada no euro não aproveitámos a bênção da enorme queda dos juros para custear as necessárias reformas mas sim para uma orgia de endividamento das pessoas, das empresas e do Estado (incluindo autoestradas gratuitas, bonificação do crédito à compra de habitação e compra de submarinos dispensáveis), é de perguntar se isso era inevitável ou se não fizemos muito para ficarmos na liga dos países deficitários.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
Um escândalo
Eu junto-me a este justo protesto contra este escandaloso monopólio partidário do espaço público.
Adenda
Não colhe o argumento de que as televisões privadas são livres na sua programação (o que aliás também se aplica à RTP). Sucede porém que, ao contrário dos jornais, não há liberdade de criação de estações privadas de televisão de sinal aberto, que usam o espaço radioelétrico público e dependem de licença do Estado e que por isso devem estar sujeitas a uma obrigação de pluralismo político-ideológico interno.
Vertigem grega (12)
Como a sua proposta de obter um empréstimo "intercalar" à margem de qualquer programa não tem nenhum cabimento nas normas da assistência financeira da UE nem é obviamente aceitável para os restantes membros da zona euro, a Grécia arrisca-se a ficar sem rede, à beira do abismo financeiro. Neste momento tem poucas horas para recuar.
2. Ao contrário do que é pressuposto pelo coro internacional de fãs do Syriza, a Grécia não foi objeto de nenhuma ilícita intervenção externa da troika. Foi a Grécia (tal como a Irlanda e Portugal) que pediu a assistência financeira, tendo contratualizado com os credores os respetivos termos e condições.
Em vez de tentar renegociar o acordo, beneficiando da "flexibilidade" oferecida pelo eurogrupo, o novo Governo insistiu em renegá-lo unilateralmente e em revogar internamente os respetivos compromissos. Mas tem de aceitar as consequências da sua irresponsabilidade na quebra contratual e prescindir da assistência externa que o acordo titulava. O que não pode é exigir que continuem a emprestar-lhe dinheiro sem condições e à margem de qualquer acordo e depois acusar de "antidemocrática" a natural recusa (aliás unânime) dos parceiros. Ninguém goza de um poder potestativo de impor unilateralmente obrigações aos outros, sobretudo quando se depende deles.
Adenda
Entretanto, a situação financeira da banca e das finanças gregas agrava-se dia a dia, com a fuga de depósitos dos bancos e a quebra no pagamento de impostos. A Grécia arrisca um colapso financeiro a curto prazo, não por culpa externa mas sim por causa dos próprios cidadãos gregos, que depois de elegerem o Syrisa lhe tiram o tapete debaixo dos pés. O Governo grego tem até amanhã para parar a hemorragia acordando a extensão (e eventual amenização) do programa de resgate.
Adenda 2
Sendo já conhecida a carta enviada pelo Governo Grego ao Eurogrupo, é evidente que a Grécia pede a extensão do acordo de empréstimo mas não do Memorando de entendimento que contém o programa de assistência e as respetivas condições. Parece óbvio que o pedido não pode ser aceito nesses termos.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
Um pouco mais de rigor sff
Mesmo usada entre aspas, a expressão -- que é tudo menos politicamente inocente -- encerra uma evidente contradição nos termos. No PS, que é um partido de esquerda, não há "socialistas de direita" e de esquerda; há sim socialistas mais ou menos à esquerda, numa diversidade assumida e respeitada que sempre caraterizou o partido e tem sido fator da sua capacidade de congregar um apoio político e eleitoral sociologicamente transversal e abrangente, como convém a um partido de vocação governante. Só os "partidos de protesto" se podem dar ao luxo de ser monolíticos.
Ficção política
Por um lado, como se viu no post anterior, a situação dos dois países não é comparável nem quanto à situação de partida, na altura do resgate, nem quanto aos resultados do programa de ajustamento.
Segundo, não faz sentido dizer que as decisões do TC foram decisivas na limitação do programa de austeridade entre nós, sendo evidente que os cortes que o Tribunal rejeitou nos rendimentos dos funcionários públicos e dos pensionistas (e outros menores) foram compensados pelo Governo com medidas de igual valor ou superior, de tipo fiscal (o "enorme aumento de impostos") ou de corte noutras despesas públicas, incluindo as de investimento.
Aliás, o fim da recessão económica deu-se ainda em plena fase aguda da austeridade orçamental, no terceiro trimestre de 2013.
Grécia & Portugal
Primeiro, a situação de partida dos dois países à data do resgate externo era substancialmente diferente, sendo muito pior na Grécia: maior défice orçamental, maior desequilíbrio externo, mais ineficiência da economia, menos sistema e máquina fiscal, menos Estado social.
Segundo, a Grécia foi muito menos capaz de realizar os objetivos e compromissos do programa de ajustamento, quer quanto à consolidação orçamental, quer quanto às reformas da economia. Basta ver, por exemplo, os quadros seguintes sobre a evolução das exportações nos dois países e sobre o incumprimento do programa de privatizações na Grécia.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
Más notícias
Esta sondagem do Guardian revela uma inesperada subida do Partido Conservador no Reino Unido, ultrapassando folgadamente o Labour.
A confirmar-se uma vitória conservadora nas próximas eleições parlamentares após quatro anos de disciplina orçamental, ela seria uma má notícia para social-democracia europeia, testemunhando o falhanço da oposição trabalhista, e também para a União Europeia, pois levaria à realização do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União, tal como prometido por Cameron, com um sério risco de saída britânica.
Adenda
Dos três países europeus onde vai haver eleições este ano e onde os socialistas se encontram na oposição e deveriam em princípio ganhar, já se pode dar por perdida a aposta do PSOE em Espanha, neste momento com sondagens abaixo dos 20%. Se se verificar também a derrota do Labour, restam Portugal e o PS para salvar a honra da social-democracia governante.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
Enriquecimento não justificado
Como mostrei na altura, o PS sempre teve razão em resistir isoladamente à deriva penal-populista dos demais partidos (incluindo lamentavelmente o PSD) e em defender as regras do Estado de direito em matéria penal. E como se vê, para punir o enriquecimento injustificado não é preciso presumi-lo de ilícito, bastando tornar obrigatória a sua declaração e justificação e punir a violação dessa obrigação.
Vertigem grega (11)
Não vejo por que é que os demais cidadãos europeus hão de arcar com os custos das irresponsáveis promessas de "fim imediato da austeridade" com que o Syriza ganhou as eleições na Grécia.
Adenda
Um leitor sugere que Portugal organize um referendo para a recuperação de Olivença e depois acuse a Espanha de não respeitar a "vontade democrática dos portugueses" -:)
domingo, 15 de fevereiro de 2015
Estado de negação
É que, embora baixo (0,9%), esse crescimento não pode ser tomado como ocasional ou despiciendo. Primeiro, é a primeira vez que a economia portuguesa cresce numa base anual desde 2010, o que não é pouco. Segundo, esse crescimento está em linha com a média da UE e teve lugar em ambiente de austeridade orçamental, não inflacionista e sem ajuda do investimento público. Terceiro, apesar de baixo, o crescimento económico já está a ter impacto positivo no emprego (por razões que expliquei aqui). Por último, as previsões da UE e das instituições internacionais projetam a aceleração da taxa de crescimento no corrente ano em toda a Europa, incluindo em Portugal.
Há quem não queira ver o que está à vista de toda a gente. Mas os factos continuam a ser factos, por mais que contrariem as nossas expetativas políticas.
Adenda
É natural que o Governo e os seus arautos explorem politicamente o facto. Mas importa anotar que, de acordo com o programa inicial da troika a recessão não deveria ter sido tão profunda nem tão prolongada como foi e o País deveria ter começado a crescer muito antes. A Irlanda demorou menos tempo na retoma económica e já está no topo do crescimento na UE. Não tivessem sido os excessos e erros do Governo, ter-se-ia poupado muito em recessão, desemprego e crise social. Em vez de celebrar a tardia e insuficiente retoma económica, o Governo deveria assumir a responsabilidade pelo custo e pela duração excessiva da recessão.
Adenda 2
Sobre as perspetivas de crescimento para o corrente ano ver aqui, aqui e aqui.
Clareza
Ao menos, ao contrário de outros, o PCP não engana quanto ao seu desejo de pôr o País fora do Euro. Só não diz tudo, que isso seria a primeira etapa para sair da UE.
Infelizmente para o PCP, a crise do euro ficou para trás.